Audiolivro: como ocorre o processo de produção


Eu já falei aqui no blog sobre o que é o audiolivro e o sucesso que esse tipo de conteúdo está fazendo no Brasil. Mas você já parou para pensar como acontece a etapa de produção de um livro narrado? Como amo falar sobre bastidores, fui atrás dessas informações. Só foi possível produzir esse conteúdo com o apoio da Tocalivros, plataforma que possui mais de 2,5 mil audiobooks e mais de 20 mil livros digitais e que me ajudou com as informações sobre a rotina de produção dos livros em áudio. 


Todo livro pode ser transformado em audiobook - aquele que já existe ou até mesmo um lançamento. Segundo a Tocalivros, a escolha da obra que vai ser transformada em leitura por áudio é um processo que acontece entre a editora e o autor. Ou seja, é uma parceria que sempre observa as questões cultural e comercial para as duas partes. 

As gravações dos livros acontecem em estúdio e, na maioria das vezes, são feitas em vários momentos. Livros curtos podem ser gravados em um único dia, mas a grande maioria é livro que necessita de muitas horas de produção e por isso o trabalho leva mais tempo.

O tempo de transformação do livro em áudio varia muito conforme o tamanho da obra. A Tocalivros explica, por exemplo, que Game Of Thrones/Guerra dos Tronos, um livro de 37 horas,  demorou 6 meses para ficar pronto, desde as gravações, edições e os últimos detalhes de produção. Outros livros com conteúdos menores o tempo de produção também é menor, então acaba sendo muito relativo.

Outro detalhe que ganha destaque no processo de preparo do livro é a narração. Por isso, a escolha do narrador e uso adequado da voz são fundamentais para levar experiência de qualidade ao leitor ouvinte. A narração é dada pelo temperamento interpretativo do narrador ou narradora. Além de boa dicção e fluência na leitura, todo esse critério de ser um narrador observador e analítico, que controla o entendimento da leitura e a transforma em uma história palatável, é o que a Tocalivros leva em consideração na seleção da voz certa para o livro certo.

Além disso, a plataforma destaca que a escolha do narrador depende do estilo do livro e, em alguns casos, o autor pode participar da escolha do narrador, mas sempre alinhado com as técnicas de conhecimento de produção da Tocalivros.

Muito legal conhecer tudo isso, né? Clique AQUI para conhecer a Tocalivros. 

Comentários

Formulário p/ página de Contato (não esconder)

Nome

E-mail *

Mensagem *