Audiolivro: Ansiedade corporativa (Tocalivros/Rocco)

01 janeiro 2022


Passamos grande parte do nosso tempo no trabalho. Aliás, o trabalho é tão presente na nossa vida que muitas vezes passamos a nos definir por ele. Quantas vezes você já não se pegou se apresentando como “Oi, eu sou fulano, tenho tantos anos e trabalho com tal profissão na empresa tal”?. Sim, muitas vezes o CNPJ se funde com o CPF e fica complicado desassociar o mundo corporativo da vida pessoal. 


Em algumas situações, inclusive, os conflitos emocionais que todo ser humano enfrenta internamente se tornam intensos por causa dos desafios do ambiente de trabalho. Jornada excessiva ou competição dentro do ambiente das empresas podem desencadear tristeza, ansiedade, desânimo e outros sintomas que prejudicam a saúde emocional das pessoas.


Publicado pela editora Rocco e transformado em audiobook pela plataforma Tocalivros, o livro Ansiedade Corporativa, escrito por Adriano Silva, apresenta relatos sobre estresse e depressão no trabalho e na vida. 


O livro é apresentado como se fosse um diário, trazendo dilemas que as pessoas enfrentam na vida corporativa e como isso mexe com o universo pessoal e da família, por exemplo.


O autor descreve os sintomas emocionais com muita exatidão. Entre os assuntos destacados, o livro fala sobre a tristeza e como ela pode se tornar um problema na vida das pessoas. A tristeza age como um vampiro que você convida para entrar na sua casa e não vai embora. A tristeza quer sempre lhe derrubar, ocupar você. A tristeza anestesia. A tristeza é coma. A tristeza vira uma lente que tinge de melancolia tudo o que você enxerga. A tristeza também passa a se alimentar de outros nutrientes, como o medo de não conseguir, ânsia de ter tudo resolvido. A tristeza também se transforma em depressão. Esse livro é sobre a certeza de que tudo está ao nosso alcance, desde que a gente queira, desde que a gente busque solução. Ausência de otimismo não tem que significar derrotismo.


O que você faria se soubesse que essa é sua última semana de vida? Você provavelmente teria mais clareza para recusar os medos. Você viveria com mais intensidade. Você viveria focando no que te traz prazer. Você finalmente estaria pronto para viver com leveza e bom humor. Você não precisa receber uma sentença de morte para começar a viver. Constantemente, podemos ter medo de não vender, nunca sair do lugar, não ser promovido, medo de dizer a verdade. 


Em outro ponto, o autor coloca como a ansiedade prejudica a nossa rotina.  A ansiedade detona a pessoa. Porque a pessoa sente sorrateiramente o coração perder o controle. O ansioso é a pessoa que quer tudo sob controle. É a pessoa que não quer correr riscos. Mas esse é um projeto impossível porque a vida é uma eterna prateleira com livros que nunca estarão prontos. Pior do que notícia ruim, é esperar por ela. 

O grande diferencial do livro é apresentar os sentimentos e trazer questões que levam à reflexão. Assim, o leitor consegue entender em qual situação se encontra e o que pode fazer para melhorar o cenário. Dá para ouvir o trailer do livro AQUI na Tocalivros.


Autor(a): Adriano Silva
Narrador(a): Carlos Oliveira
Duração: 07h22m26s
Selo: Rocco
Sinopse: Depois de O Executivo Sincero, em que aborda as relações humanas no mundo corporativo – uma metáfora da própria vida, com sua balança cotidiana de erros e acertos, sucessos e fracassos –, Adriano Silva oferece, em seu novo livro, um testemunho franco sobre temas considerados tabu no universo do trabalho e compartilha com o leitor suas experiências sobre como enfrentar sentimentos como ansiedade, depressão, medo e melancolia, dentro e fora do escritório. Jornalista e executivo com passagens por grandes empresas, atualmente sócio da The Factory, que publica o elogiado Projeto Draft, o autor mostra que uma carreira bem-sucedida não se faz somente de competências técnicas; brilho no olhar, coragem para superar (não encobrir) os medos e um sorriso sincero no rosto são essenciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.