Resenha: Presente para partilhar

Toda vez que começa um novo ano, penso em quais metas de leitura desejo cumprir para ampliar minha bagagem literária. Prometi que em 2021 iria ler mais livros nacionais e, principalmente, descobrir mulheres que estão produzindo literatura. E foi  durante um projeto de leitura coletiva da LC Agência de Comunicação que tive contato com o e-book “Presente para partilhar”, escrito por Ana Carol Veloso e Bruna Oliveira.


O livro digital é um YA (Young Adult) que conta a história de Beatriz e Letícia, duas irmãs por parte de pai que chegaram no mundo adulto sendo criadas em famílias e cidades diferentes. 


A história começa mostrando o vínculo forte das irmãs durante a infância e aborda como a mudança de cidade trouxe também alterações de personalidade. Afinal, de maneiras distintas, cada uma estava trilhando a vida rumo ao mundo adulto. Nesse contexto, o livro traz conflitos que fazem parte da realidade de todos os jovens como, por exemplo, amizades, a batalha para entrar no ensino superior, luta pela confiança dos pais e dos amigos, sentimentos e emoções pessoais que formam o ser humano.


Além de destacar as narrativas das protagonistas, o e-book coloca em cena personagens secundárias que abrem discussões paralelas que são extremamente relevantes. Três personagens envolvidas nas rotinas das duas irmãs abordam mensagens de empreendedorismo feminismo, homofobia e racismo. Encontrar esse tripé na história foi algo que despertou muito o meu interesse no desenrolar da leitura porque considerei pertinente que um livro voltado para os jovens aborde assuntos que nem sempre são colocados em evidência nesse tipo de literatura.


Participei de 3 discussões sobre o e-book. As duas primeiras foram virtuais e a terceira foi por vídeo e com a participação das autoras. Durante esse bate papo elas contaram que se conheceram durante um processo de mentoria para escritores. 


A Ana dá aula para o ensino fundamental e a Bruna é formada em Administração e tem uma papelaria. Ambas se envolveram nesse universo literário e criaram o livro para explorar debates e dúvidas dos jovens adultos.


Elas contaram ainda que no processo de produção de "Presente para partilhar" foram atrás de realizar leitura sensível para os temas que foram discutidos com a proposta de garantir que o conteúdo fosse transmitido de maneira adequada. 


O livro é extenso e conta com 569 páginas distribuídas em 64 capítulos intercalados entre a visão de mundo da Beatriz e da Letícia. Ou seja, cada irmã é abordada por capítulos. A linguagem é dinâmica e a leitura muito agradável. Vale a pena ler e indicar para os amigos. O livro pode ser adquirido pela Amazon. 


Comentários

Formulário p/ página de Contato (não esconder)

Nome

E-mail *

Mensagem *