Volta SP 10k: como foi participar da cobertura jornalística de um evento-teste de corrida



Esse texto com certeza vai ser um dos mais especiais que já escrevi neste blog. Quando decidi criar esse blog em 2015 era justamente pra manter um registro de bons momentos e o que eu vou contar aqui hoje me enche de muita alegria. No dia 29 de agosto de 2021, a capital paulista recebeu a Volta SP 10k, uma prova piloto de corrida de rua realizada pela Abraceo (Associação dos Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor) em parceria com o Governo do Estado de SP.

O objetivo do evento foi testar e avaliar estrutura de segurança em relação ao coronavírus com o objetivo de orientar uma futura retomada das provas de corrida de rua, já que desde março de 2020 esse tipo de evento está suspenso por causa da pandemia do coronavírus.

Quando soube do evento, fiquei muito interessada em participar como atleta porque amo corrida de rua. Viajando nas ideias, decidi ir além: ofereci uma reportagem sobre o assunto para emissora em que trabalho. O objetivo era fazer uma reportagem no estilo diário, contando como foi vivenciar o evento e mostrar as coisas diferentes que o atleta iria encontrar nessa corrida totalmente diferentona.

O projeto foi aprovado pela TV e lá fui eu fazer a reportagem em parceria com o repórter cinematográfico Luciano Machado e o auxiliar técnico Rodrigo Zeida. Para participar da corrida era necessário fazer exame de covid-19. A pessoa teve duas possibilidade: fazer PCR 48h antes da prova ou então realizar teste rápido no momento de retirar o kit. A nossa equipe de reportagem optou por fazer o PCR.

Sem covid  e com o kit em mãos, encaramos o desafio de 5 quilômetros de corrida. Durante o trajeto os trabalhadores usavam luvas e teve outras situações diferentes nessa prova: os copos tinham distanciamento para que uma pessoa não encostasse no copo de água da outra. Além disso, em cada ponto tinha máscara seca para que o corredor pudesse trocar.

Quem participou da corrida teve que usar máscara durante todo o percurso e tinha equipe de fiscalização com motos no trajeto monitorando se os corredores estavam usando a máscara corretamente.

Eu amei participar da experiência e adorei o resultado final, que foi uma reportagem super bacana que produzi com apoio de vários profissionais e amigos da TV. Para assistir a reportagem  é só clicar AQUI






Comentários

  1. Uau! Adorei seu trabalho como jornalista de ver a realidade de dentro para fora. Meus parabéns.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts novos! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário p/ página de Contato (não esconder)

Nome

E-mail *

Mensagem *