Audiolivro: Treine seu cérebro para ser feliz (Tocalivros)



Com o avanço da economia e da tecnologia, passamos a buscar constantemente pela felicidade. Diante de tanto interesse dos seres humanos pelo caminho da felicidade, existem por aí diversos estudos e pesquisas que se debruçam sobre esse tema.  Mas o que é felicidade para você? O que te faz feliz? Você é uma pessoa feliz? Caso não seja feliz, você sabe como encontrar a felicidade?


O dicionário define a felicidade como “estado de espírito de quem se encontra alegre ou satisfeito; alegria; contentamento; acontecimento ou situação feliz ou alegre”. 


Recentemente, escutei o audiolivro “Treine seu cérebro para ser feliz”, produzido pela plataforma Tocalivros. A narração do livro tem 9 horas de duração e durante esse período a narradora Sonia Perez vai trazendo os conceitos dos escritores Teresa Aubele, Stan Wenck e Susan Reynolds sobre como é possível programar e reprogramar o nosso cérebro para ser feliz.


O livro mostra que a felicidade está toda no nosso cérebro. Somos uma mistura de genética, química e emoções. Conforme descobrimos mais sobre o funcionamento do cérebro, é possível entender os processos que a mente humana percorre para alcançar os objetivos.


Diante de tantas descobertas e estudos, os neurocientistas constataram que hoje em dia é possível treinar o nosso cérebro para fazer coisas incríveis porque a forma como vemos o mundo ao nosso redor e a maneira como criamos associações fazem com que o nosso cérebro crie habilidades.


Essa capacidade que o nosso cérebro tem de se moldar é conhecida como neuroplasticidade. Em linhas gerais, a neuroplasticidade permite que o cérebro humano altere a estrutura física, reparando regiões comprometidas e criando neurônios ou até mesmo se livrando de neurônios antigos. É pela neuroplasticidade, por exemplo, que você não esquece como se anda de bicicleta. Isso porque essa capacidade de se moldar permite que o nosso cérebro reative circuitos há muito tempo adormecidos. Mesmo que você passe 10 anos sem pedalar, quando essa atividade for retomada, você conseguirá fazer.


E é por causa da neuroplasticidade que a ciência afirma ser possível treinar o cérebro para ser feliz. Isso ocorre porque nossas ações são capazes de expandir ou contrair regiões cerebrais importantes para os sentimentos. Se você é uma pessoa que se preocupa demais, está ativando caminhos que sempre ficarão acionados por causa do excesso de preocupação. Se você costuma sentir melancolia sempre que tem algum problema, o seu cérebro vai executar esse comando sempre que uma dificuldade aparecer na sua frente. Por isso, é fundamental ter pensamentos positivos.


Os neurocientistas explicam que o nosso cérebro é incapaz de diferenciar o que é fantasia. Com isso, se você projetar imagens e momentos felizes em sua mente, o cérebro vai entender como algo que realmente ocorreu e por isso você vai colher bons frutos ao despertar essa sensação de alegria.


Quanto mais pedir e pensar ideias felizes, mais o nosso cérebro funciona forjando novos circuitos neuronais e enfraquecendo conexões que geram pensamentos tristes, dando espaço para o bem-estar.


Diante disso, é fundamental nutrir atividades que reforçam pensamentos felizes e alegres. Ao usar o pensamento para escolher momentos bons, você cria a base para a felicidade. Há evidências científicas que se você visualizar uma coisa com intensidade e frequência necessárias, ela pode se tornar realidade. Aquilo que você diz, pensa e faz, importa e afeta quem você é por dentro e por fora. Por isso que você pode treinar o seu cérebro para ser mais produtivo, mais resiliente e mais feliz.


Entre os passos que são importantes para encontrar a felicidade, o livro pondera as seguintes ações:


- Pensar para ser feliz: mentalidade positiva traz processo de pensamentos saudáveis. No dia a dia, você pode, por exemplo, ler boas notícias.


- Meditar para ser feliz: medite e respire com calma. Meditar aguça a empatia e a felicidade. Nesse processo, você consegue libertação de pensamentos que atrapalham.


- Sentir para ser feliz: concentre-se em emoções positivas e reviva isso constantemente para gerar sentimento de gratidão. Uma pessoa grata consegue enxergar felicidade. Escreva 5 coisas pelo qual você é grato no seu dia. 


- Divertir-se para ser feliz: brincar estimula a mente e deixa o cérebro feliz. Viva o agora. Desfrute o presente com atividades alegres.


- Dormir para ser feliz: o sono é fundamental para a sua saúde. Quem dorme bem, vive feliz.


- Comer para ser feliz: um cérebro feliz é um cérebro saciado. Escolha sempre nutrientes saudáveis. Aquilo que você come afeta suas células e o seu corpo.


SAIBA MAIS

Treine seu cérebro para ser feliz (Audiolivro/Tocalivros)

Autor(a): Dr. Teresa Aubele, Dr. Stan Wenck, Susan Reynolds

Narrador(a): Sonia Perez

Duração: 09h37m35s

Editora: Universo dos Livros

Sinopse: A felicidade começa no nível celular e, como seu cérebro gera novos neurônios todos os dias, você literalmente pode se programar para ser feliz… basta saber como.

Com este guia inovador, você incita seus neurônios a provocarem a alegria aprendendo a: Redirecionar a resposta de luta ou fuga que causa estresse e ansiedade; Concentrar a atenção das células de sua massa cinzenta no bem-estar emocional; Envolver-se em atividades que inundam seu cérebro com dopamina e serotonina, além de outros neurotransmissores “da felicidade”; Satisfazer a fome de prazer que seu cérebro sente por meio de uma dieta e de uma série de exercícios de meditação; Melhorar sua nutrição e, por consequência, sua qualidade de vida incluindo em sua dieta as vitaminas e os suplementos certos; Enganar seu cérebro de modo a fazê-lo construir novas vias de serenidade.

Comentários

Formulário p/ página de Contato (não esconder)

Nome

E-mail *

Mensagem *