Resenha: Crônicas de uma pandemia (Gustavo Miotti)

Com a pandemia do coronavírus, sair de casa e viajar ficou bastante difícil. Afinal, diversos países adotaram medidas sanitárias para conter os avanços da covid-19. Para quem gosta de colocar os pés no mundo, o que restou foi relembrar viagens de anos anteriores. Vivendo as restrições do lockdown nos Estados Unidos e com bagagem de muitas histórias para contar que adquiriu ao conhecer mais de 70 países, o empresário Gustavo Miotti aproveitou os momentos de quarentena para escrever o livro “Crônicas de uma pandemia – Reflexões de um idealista”, publicado pela Editora Buqui.


Tive a oportunidade de ler o livro pelo projeto de leitura coletiva promovido pela LC – agência de comunicação especializada na divulgação de iniciativas literárias



O autor reuniu experiências que adquiriu em viagens por diversos países e transformou o conteúdo em crônicas que trazem reflexões sobre as características econômicas, sociais, políticas e culturais dos lugares por onde passou.


O leitor atento é capaz de perceber que o escritor faz diversas referências de contextos sociais com os universos da música e literatura. A linguagem de Miotti é acessível, fazendo com que a leitura flua de maneira leve mesmo quando o autor aborda situações difíceis como a pobreza em Cuba e a falta de acesso a livros que foi contada durante a experiência que Gustavo Miotti teve na Coreia do Norte.


Para quem ama política e atualidades, o livro - que está disponível na Amazon - é ótimo porque conseguiu captar os grandes acontecimentos internacionais que ocorreram antes e durante a pandemia e mostrou o quanto a política mexe com tudo ao nosso redor e não está desligada do nosso cotidiano.


Sinopse do livro

O que passear de tuk-tuk na Índia tem a ver com o sucesso musical de 1985 We are the world, George Orwell e os apagões em Cuba? O olhar atento de Gustavo Miotti a desvelar conexões imperceptíveis a olhares menos sensíveis. Neste livro, o autor nos presenteia com um panorama sociocultural contemporâneo que combina viagens e experiências cotidianas permeadas por reflexões bem-humoradas sobre a condição humana. São crônicas que interpretam o mundo de uma forma peculiar, um retrato do mundo atual – e passado – lapidado pela escrita fluente e aconchegante desse cronista.


Perfil do autor

Gustavo Miotti é natural de Caxias do Sul/RS, mora nos Estados Unidos há 5 anos. Empresário, formado em Ciências Econômicas com mestrado na Universidade de Lancaster (Inglaterra) e doutorando no Rollins College (Estados Unidos), onde pesquisa atitudes relativas á globalização. Este é seu primeiro livro de crônicas, onde conta sobre suas experiências de viajante apaixonado e imigrante nos EUA. 

Comentários

  1. Essa pandemia despertou a criatividade nas mais diversas áreas né? Tenho assistido algumas dessas produções e tenho gostado bastante.

    Boa semana!

    O blog está em Hiatus de Inverno de 02 de agosto à 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período. Mesmo em Hiatus o blog tem um post novo, não deixe de conferir e comentar.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário p/ página de Contato (não esconder)

Nome

E-mail *

Mensagem *