Livro: Enxaqueca - só tem quem quer (Alexandre Feldman)

Campinas - SP, Brasil
Livro recomenda estilo de vida saudável para curar enxaqueca/ Foto: Thais Galvão


Oi, gente! Dias atrás eu publiquei uma foto no Instagram do livro “Enxaqueca – só tem quem quer”, escrito pelo médico Alexandre Feldman e publicado pela Editora Novo Século. Postei a foto porque o livro era a minha leitura do momento. E foi impressionante a quantidade de mensagens que recebi de pessoas curiosas com o conteúdo do livro.


Decidi fazer esse texto pra contar pra vocês a minha opinião sobre a leitura.


Em primeiro lugar, é importante dizer que é um livro que vai interessar à pessoa que está direta ou indiretamente relacionada com a enxaqueca. Ou seja, é uma leitura relevante se você for alguém que sofre por causa de enxaqueca ou se você conhece alguém que enfrenta momentos terríveis por causa da enxaqueca.


Por se tratar de saúde e ser escrito por um médico, é um livro bastante técnico, mas o conteúdo é de fácil entendimento. O autor Alexandre Feldman busca ser didático a cada capítulo.


O livro começa explicando como a enxaqueca afeta a rotina de quem sofre com as dores de cabeça e outros sintomas indesejados trazidos por essa difícil condição. Além disso, expõe a frustração das pessoas que buscam diversos tratamentos, exames e remédios, mas não conseguem se livrar das dores e do mal estar causados pela enxaqueca.


O autor também apresenta o problema do excesso de medicamentos. Ele faz uma crítica aos medicamentos que são usados de forma irresponsável porque os remédios atuam nos sintomas e não nas causas do problema. Ou seja, depois que o efeito do analgésico passa, a pessoa volta a sofrer.


E é nesse ponto que já coloco para você qual é o foco principal do livro: o médico Alexandre Feldman fala que é necessário que o enxaquecoso – pessoa que sofre de enxaqueca – tenha uma vida saudável porque não adianta se entupir de medicamentos e ter um estilo de vida ruim.


O livro explica que a enxaqueca não é uma doença isolada, mas sim a consequência da interação  do nosso organismo com o meio ambiente. Um meio doente nos faz doentes. Um meio saudável nos faz saudáveis. E o nosso corpo é parte do meio ambiente.


Antes de eu apresentar os conselhos dados pelo médico no livro, vou explicar o conceito da enxaqueca. O doutor Alexandre Feldman define a enxaqueca como uma doença causada por uma má gestão das informações processadas pelo cérebro. É um desequilíbrio das substâncias químicas produzidas pelo nosso organismo. E por isso que um estilo de vida não adequado pode provocar o surgimento de enxaqueca. E um estilo de vida saudável traz solução do problema de saúde.


No livro, o médico sugere uma rotina baseada em alimentos saudáveis, sono de qualidade e exercícios físicos regulares. E claro que também é importante ter um acompanhamento médico com um profissional de confiança. Aliás, o doutor Alexandre Feldman ensina o passo a passo para que o leitor possa fazer uma agenda do estilo de vida, que é um diário para registrar os sintomas, como está dormindo e tudo mais que influencia na gestão da saúde. Esse diário vai ajudar o seu médico a ter um registro completo de tudo o que você sente. É importante anotar, por exemplo, se você começa a ter dores de cabeça depois de comer determinado alimento. Assim você entende os gatilhos e tudo o que faz mal para a sua saúde.


O livro traz a proposta de uma desintoxicação, sugerindo tudo o que a pessoa pode cortar das refeições para conseguir se livrar dos efeitos negativos da enxaqueca. É um compromisso que a pessoa precisa firmar para ter um estilo de vida melhor. 

Comentários

Formulário p/ página de Contato (não esconder)

Nome

E-mail *

Mensagem *