Atleta olimpíco Fabiano Peçanha apresenta palestra "Corrida, o diagrama do sucesso"

Fabiano Peçanha apresenta palestra de abertura do Sesc Verão 2022 em Campinas / Foto: Natt Fejfar Fotografia

 

No dia 7 de janeiro aconteceu a abertura do projeto Sesc Verão 2022 na unidade do Sesc Campinas. Na ocasião, o atleta olímpico Fabiano Peçanha apresentou a palestra “Corrida, o Diagrama do Sucesso”, que foi parte da preparação dos atletas do Time Brasil para as olimpíadas de Tóquio

Com vasta experiência no atletismo, Fabiano participou de duas olimpíadas, oito campeonatos mundiais e conquistou oito títulos brasileiros e sul-americanos. 

A palestra "Corrida, o Diagrama do Sucesso" reúne competências e habilidades que Fabiano foi observando ao longo das experiências profissionais no universo esportivo.  

Eu assisti a apresentação e posso garantir que fez total diferença para enxergar algumas situações de maneira diferente. Apesar de trazer competências para o universo da corrida, Fabiano garante que as pessoas podem aplicar esses conhecimentos em qualquer projeto pessoal. “O diagrama que a gente vai ver aqui hoje é profundo. Ele serve para corrida e para qualquer coisa que a gente vai fazer na vida. Toda vez que a gente tem uma ideia ou toda vez que a gente quer atingir um novo objetivo, dá para observar os pontos que vou apresentar. São 7 letras e cada letra tem uma competência muito importante pra gente lembrar toda vez que quer atingir um objetivo”, disse o atleta durante a abertura do evento no Sesc Campinas. 

Para registrar esse dia especial de palestra, resolvi trazer esse conteúdo aqui no blog com um resumo do que foi a palestra. Espero que esse texto te inspire :) Que 2022 seja um ano de saúde, notícias boas e projetos realizados. 

CORRIDA - O DIAGRAMA DO SUCESSO

C – Cabeça de campeão: Não são os títulos que nos fazem campeões. Mas é nossa mente de campeão que nos faz conquistar títulos. Se a gente for parar pra analisar a carreira dos atletas que a gente admira, nossos ídolos não só no esporte, mas em qualquer profissão, a gente vai chegar na conclusão de que eles tiveram passados muito distintos um do outro. Alguns tiveram todas as condições do mundo porque nasceram em berço de ouro. Outros não tiveram nenhuma condição. Tiveram primeiro que conquistar títulos pra só depois terem as condições. Mas ambos conseguiram chegar lá porque tiveram uma coisa em comum: a forma que usaram a sua mente. Tiveram uma mente de campeão. Ou seja, o que aconteceu não tem mais importância nenhuma. O que importa é o que a gente faz logo em seguida. O que importa é o que a gente faz com as coisas que acontecem a cada segundo. Um pensamento campeão, me gera um sentimento campeão, que me gera um comportamento campeão. Tem que sonhar alto pra gerar um sentimento que traz um processo de comportamento.


O – Objetivo: Quando a gente vai pegar um táxi, qual a primeira coisa que eu preciso dizer? É o destino. Preciso dizer pra onde eu quero ir. Toda vez que eu quero atingir um próximo nível, preciso de um objetivo. E ele precisa ser o mais claro e específico possível. Quem convive com você, tem que estar alinhado no mesmo objetivo. Você precisa ter muito claro o seu objetivo. Tem que aprender a dizer sim pro seu objetivo e não para outras coisas que podem atrapalhar você chegar no seu objetivo. 



R – Resiliência: Requisito fundamental toda vez que a gente quer chegar num objetivo. Tem que ser amigo da dor. A dor é o sinal de que estamos dando o máximo. Se está tudo muito confortável, muito tranquilo, provavelmente é porque não estamos evoluindo. Eficiência é fazer bem feito. Eficácia é fazer o que precisa ser feito. Exemplo: se você quer aprender inglês, tem que buscar aula de inglês. Nesse caso, não adianta você ser o melhor aluno do francês. Tem que ser resiliente naquilo que te leve ao rumo que você quer. Por isso, conhecer seu objetivo é fundamental. Se você comer todos os dias arroz e feijão você não vai ter fome. Se você comer apenas tempero, não vai saciar a fome. Por isso, você precisa focar no feijão com o arroz. Tem muita gente se preocupando apenas com o tempero e esquecendo o básico. O básico precisa ser feito. 


R – Raça: É a sua entrega que determina a trajetória. A raça define. A raça é o quanto você vai pisar fundo no nível de preparo que você está. Você sabe avaliar quando o seu nível de entrega está ou não adequado.


I – Identidade: Identidade é extremamente importante. A ordem para atingir algo é “ser, fazer, merecer e ter”. Primeiro você precisa ser. Tem que ter a identidade do que você quer ser. Depois disso, você vai fazer, merecer e ter. Precisa realmente incorporar a sua identidade. 


D – Disciplina: Para ter disciplina tem que trocar o prazer imediato pelo resultado futuro. Muitas vezes o processo é chato, por isso não pode pensar no prazer imediato. Pense no seu objetivo. Se você pensar nisso, na hora de seguir o processo vai ser mais simples. Quando você lembra do prazer futuro, a disciplina não fica tão difícil. Pense sempre onde você quer chegar. Se dedique todos os dias.


A – Ambiente/Amor: O ambiente decide. Uma água mineral pode ser vendida a R$ 2 no mercado e R$ 4 no aeroporto. É a mesma água. O que mudou? O ambiente. Ele muda a perspectiva de valor e interfere no resultado. Escolha bem os seus ambientes. O ambiente decide. Escolha sempre o ambiente certo. E o amor também é importante. É o amor que faz a gente aprender e conquistar evolução. O amor precisa abraçar tudo o que você quer fazer. 

Palestra "O diagrama da corrida", apresentada por Fabiano Peçanha, leva motivação para atletas/ Foto: Natt Fejfar Fotografia

Comentários

  1. Oi, Hida!
    Gostei bastante de conhecer esse universo olímpico. Atletas têm um foco fora de série e eu acho que ter esse contato com eles é sempre muito inspirador.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário p/ página de Contato (não esconder)

Nome

E-mail *

Mensagem *