Como começar um blog - e porque


O ebook da foto abaixo chama "Como se encontrar na escrita" e foi publicado pela Ana Holanda, jornalista que produz conteúdo afetuoso e dá consultoria sobre como é possível escrever melhor. Fiz essa foto no capítulo "Como encontrar a sua voz" porque achei a frase muito simbólica para o conteúdo que vou abordar agora com você aqui nesse texto.



Outro dia uma pessoa entrou em contato comigo por e-mail com dúvida sobre como criar blog e qual a maneira de ter ideias para produzir conteúdo. Vou colocar a mensagem abaixo, preservando a identidade de quem me mandou.



Desde que me entendo por gente, gosto de escrever. É uma atividade que me acalma, traz relaxamento. Gosto de pensar em novas ideias e observar o mundo ao meu redor sempre pensando em como transformar em conteúdo. É justamente por isso que tenho blog desde a adolescência. Já tive diversas páginas na internet até chegar aqui no Blog da Hida. Mantenho esse blog desde setembro de 2015 e é um hobbie que cultivo com muito carinho.


O meu blog é hospedado no Blogspot do Google. É uma plataforma gratuita e muito intuitiva. Então, caso queira começar a se aventurar no mundo do blog, recomendo esse caminho. Também existem outras plataformas como Wordpress e Medium, mas hoje me sinto confortável para falar do Blogspot porque é um sistema que uso há anos.


Depois de criar a página, personalizei o design. O Blogspot te dá opções de visual gratuito, mas eu fui atrás de uma pessoa para criar o layout da minha página porque curto ter algo com a minha cara. Mas caso você não tenha recursos financeiros para investir nisso agora, nada impede que você use as opções gratuitas que o Google oferece. Se pesquisar, aliás, existem desenvolvedores que oferecem layouts gratuitos. Se for usar, por favor, mantenha os créditos e saiba se de fato aquele layout está liberado para uso. Plágio é ilegal porque viola direitos autorais e não faz sentido nenhum começar uma página virtual se for para copiar as coisas dos outros. Ser produtor de conteúdo é correr atrás das suas ideias.


Para encerrar a parte de criação de um blog, preciso dizer que é necessário que você crie login e senha no Blogspot para usar sua página. Depois, ela fica pronta e você pode publicar textos e fotos. 


Produzir conteúdo exige inspiração. Para isso, você tem que ter em mente qual vai ser o tema do blog. Antes de criar, pense em tudo o que você gosta de fazer. Se você não é uma pessoa que curte cosméticos, por exemplo, não adianta nada criar um blog sobre produtos de beleza. Se você não curte esporte, não faz sentido criar uma página sobre atividade física. O seu blog precisa refletir o que você gosta. Quando a gente faz o que gosta, fica mais simples manter o hobbie.


É muito importante que você mantenha o seu blog sempre atualizado. Com isso, as pessoas vão visitar a sua página com frequência. Interaja sempre com seus leitores, assim você cria vínculo.


Aqui no Blog da Hida, por exemplo, eu gosto de falar sobre livros, filmes, cabelo, autocuidado e corrida de rua. São temas relacionados ao meu dia a dia. Sempre escrevo sobre o que vivo. E é nesse ponto que o blog me faz feliz. É o meu espaço na internet. As redes sociais podem acabar como o Orkut acabou, por exemplo, mas ter um blog é manter sempre a sua assinatura.


Se você é uma pessoa que ama registrar as ideias e curte escrever, vale a pena ter um blog. É a sua voz no mundo virtual. Tem alguma dúvida? Pode me mandar e-mail no hidaianarosa@gmail.com ou comentar aqui porque vou ver tudo. 

Comentários

  1. Amo seu blog, amiga! Quase que diariamente dou uma passadinha aqui, mesmo quando não tem conteúdo novo, mas gosto muito de ler tudo o que você escreve. Inspiração ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Le! Tudo bem? Muito obrigada pelo carinho. Fico contente com a sua visita.

      Excluir
  2. Dicas maravilhosas. Eu também utilizo o Blogger, mas essa última versão tem me dado um trabalho enorme para eu criar novos posts. Ficou péssima essa nova atualização, mas tento seguir por lá.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! Com o tempo, você cria habilidade com a plataforma. Desejo sucesso com o seu blog.

      Excluir

Postar um comentário

Formulário p/ página de Contato (não esconder)

Nome

E-mail *

Mensagem *