Desafio literário para ler mais em 2021

Campinas - SP, Brasil



Ler é tudo de bom! A leitura estimula a criatividade, reduz o estresse, auxilia o cérebro, melhora o conhecimento e desenvolve o pensamento crítico. Apesar disso, muitas pessoas contam que têm dificuldades para manter contato com os livros. A última pesquisa Retratos da Leitura mostrou que 82% das pessoas gostariam de ter lido mais, porém se desorganizam e não conseguem colocar os livros na rotina porque perdem tempo com whatsapp e redes sociais


Estamos com um ano novinho pela frente e quero te fazer um convite muito especial: embarcar comigo no desafio literário 2021. A proposta é que você leia com mais diversidade e pluralidade. Afinal, quantos livros escritos por mulheres você leu em 2020? Quantos livros publicados por pessoas pretas você teve contato nos últimos meses? Você já fez alguma leitura LGBTQ+? A sua estante tem algum livro escrito ou protagonizado por pessoa com deficiência? Já apoiou algum autor independente? Já inseriu na sua meta literária as obras que abordam feminismo negro, antirracismo e anticapacitismo? Se você respondeu NÃO para grande parte dessas perguntas, dá tempo de mudar esse cenário. 


O desafio literário que proponho para o seu novo ano funciona assim: o objetivo é que você leia 12 livros diferentes ao longo de 2021. Ou seja, dá para se organizar e ler um livro por mês. Você escolhe o tipo de leitura (contos, poesia, biografia etc) e vai atrás de um título coerente com esse perfil. E o bacana é buscar livros que trazem pluralidade. 


Consumir e apoiar produção literária que inclui e traz diversidade é fundamental para combater rótulos e preconceitos. 


Além da imagem com as categorias para você ler ao longo do ano, estou deixando uma lista com sugestões de livros dentro de cada perfil. São apenas dicas para orientar quem não sabe por onde começar, mas fique livre para escolher o livro que desejar. Além disso, você pode fazer a sua ordem de leitura. O objetivo é que você faça tudo de forma leve e divertida. 


Compartilhe essa ideia com os seus filhos, amigos, parentes e colegas de trabalho. 


Ah, vamos combinar uma coisa? Eu quero acompanhar todo mundo que está participando do desafio, então, por favor, use a hashtag #HidaIndica no Instagram caso você for embarcar nessa comigo. Vou adorar saber o que você está lendo! 


Comentários

  1. Oi, Hida! :)
    Eu adoro esses desafios literários!
    No ano passado, várias pessoas leram o meu livro na categoria Poesia e eu fiquei super feliz. :)
    Ler transforma vida e quanto mais a gente puder compartilhar as leituras e contribuir ao acesso, melhor.
    Que 2021 só te traga livros incríveis!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ferzinha! Fico feliz que o pessoal tenha lido bastante o seu livro. Você é inspiradora demaaais!

      Excluir

Postar um comentário

Formulário p/ página de Contato (não esconder)

Nome

E-mail *

Mensagem *