Documentário mostra o caminho da criatividade no cérebro

Ser criativo e produzir coisas interessantes são características desejadas por diversas pessoas, mas será que todo mundo pode ser criativo? 

E eu vou além nessa pergunta: a criatividade é um dom que surge apenas para privilegiados ou todos nós temos essa capacidade? 

Fazer mural de colagem e inspirações é uma dica para exercitar a criatividade / Foto: Kaboompics



No documentário "Como o cérebro cria" - disponível via Netflix -, o neurocientista David Eagleman conta o bê-a-bá do processo de criação do cérebro humano. O filme tem 52 minutos de duração e reúne informações que Eagleman captou após estudar o cérebro do ser humano por mais de 20 anos.

Além de destrinchar como ocorre o processo criativo, o neurocientista mostra que a criatividade está em diversos segmentos como matemática, arquitetura, ciência, dança, música, natureza e também no cotidiano de uma cidade. Foi com criatividade, por exemplo, que o ser humano evoluiu da lenha para o microondas e é com criatividade que novos medicamentos são criados constantemente para resolver problemas de saúde. 

Durante as entrevistas do documentário, o neurocientista David Eagleman busca entender como acontece o processo criativo de profissionais como cientistas, músicos, inventores, animadores e arquitetos. Entre uma situação e outra da rotina de cada perfil, ele vai explicando tecnicamente o funcionamento do cérebro humano. 

Diferentemente dos animais, que reagem automaticamente aos impulsos, o ser humano busca possibilidades. A comida, por exemplo, é apenas alimento para um rato. Ele olha e vai comer. Mas para nós seres humanos a comida, além de alimento, pode ser muitas coisas como, por exemplo, obra de arte (vários artistas criam esculturas com alimentos), uma arma (não queira estar no meio de uma guerra de tomate) e até mesmo uma ferramenta de trabalho (os chefs gastronômicos sabem muito bem disso). Ou seja, o nosso cérebro recebe um estímulo e busca novos caminhos. Ele é projetado para quebrar barreiras. 

E é justamente por isso que devemos sempre buscar conhecimentos e experiências para criarmos conexões. Quanto mais somos estimulados, mais aguçada é a nossa capacidade de criação. Para transformar algo, você precisa de estímulo. Não tem como ser criativo se você buscar sempre o caminho mais óbvio e mais simples. Também é necessário buscar informações diversificadas e aprender cada vez mais. Criatividade é exercício que deve ser praticado diariamente. 

O documentário merece a sua atenção e se você for professor ou produtor de conteúdo, por favor, repasse isso para o seu público porque é um projeto incrível e que merece ser visto por todos aqueles que gostam de entender como a nossa cabeça funciona ou que buscam criar projetos inspiradores.

O filme é baseado em um livro de mesmo nome - e escrito por Eagleman, claro - que você pode comprar aqui. Além disso, o neurocientista tem outro livro muito bacana que chama "Cérebro - uma biografia", que dá para adquirir aqui

Comentários

  1. Nossa, adorei o post! Já vi várias vezes a capa desse doc na netflix mas sempre deixo pra depois... agora tô super curiosa!
    Tenho gostado muito de entender melhor sobre criatividade e processos criativos. Você já assistiu aquela série Abstract?
    Beijos!

    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Tudo bem? Você vai amar o documentário e ainda existe livro sobre ele. Não vi essa série que você falou, mas vou pesquisar. Obrigada pela dica!!!

      Excluir
  2. Oi, Hilda!
    Eu me lembro que fiz várias anotações quando assisti a esse documentário. É muito bacana como ele conseguiu apresentar as ideias e esse caminho de maneira tão clara.
    Sempre que me perguntam de coisas para ver na netflix, eu recomendo.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário p/ página de Contato (não esconder)

Nome

E-mail *

Mensagem *