Corrida: o que você precisa saber para a sua primeira prova

Campinas - SP, Brasil


Se você está começando no mundo da corrida, mas ainda não participou de provas oficiais, é importante ter em mente como as coisas funcionam no dia do evento esportivo. Em linhas gerais, as corridas são semelhantes em segurança e apoio oferecidos aos atletas (ambulância, banheiro, guarda-volume), mas cada prova tem individualidades que garantem experiências únicas ao participante.

Eu corri 8 quilômetros na Corrida Oba Etapa SP

Em 2019 eu participei da Corrida Oba Etapa São Paulo. Foi o primeiro ano que a capital paulista recebeu a prova, que tradicionalmente já ocorre em Campinas e Brasília. O evento foi muito bacana e bem organizado. Para ilustrar esse conteúdo do blog, postarei fotos deste evento para que você entenda como é a estrutura de uma corrida de rua

O primeiro passo para participar oficialmente de uma corrida de rua é realizar inscrição. Para isso, você vai no site do organizador, paga taxa de participação e a partir daí terá acesso ao kit de corredor. Esse kit geralmente é formado por camiseta, número de peito, chip para cronometrar o tempo do corredor, medalha e voucher para acesso aos serviços que constam na infraestrutura do local, como, por exemplo, guarda-volume e frutas.

Alguns kits são ainda mais sofisticados e vêm com mochilas, meias, squeeze e outros acessórios, mas isso depende do tipo e proposta do evento. Por isso, é importante checar e ler o regulamento da corrida para evitar frustrações.

Com a inscrição realizada, é importante ficar atento ao dia da retirada do kit. Isso porque a maioria dos eventos exige que o atleta retire o kit antes da prova. Há organizadores que fazem entrega do material na data do percurso, horas antes da largada, mas isso não é regra. Vale lembrar que se a pessoa esquece de pegar o kit, ela não terá o dinheiro devolvido. Esqueceu, perdeu. Simples assim. 

Com o kit em mãos, é chegado o dia de participar da prova. Se for corrida noturna, geralmente o evento ocorre sábado, com largada no final do dia. Se for prova diurna, o percurso é realizado domingo pela manhã. 

É sempre importante chegar com antecedência para não correr o risco de perder a largada. Além disso, quem comparece cedo na arena faz amizades com outros atletas e tem a possibilidade de descobrir muitos serviços criados especialmente para corredores porque empresas e profissionais costumam expor isso nos eventos para divulgar os respectivos trabalhos.

Quem chega cedo também garante participação no aquecimento / Foto: Divulgação/Corrida Oba Etapa SP

Se estiver com vontade de fazer xixi, chegar com antecedência também garante que você possa usar os banheiros do evento para evitar desconforto no percurso.

Antes da largada, educadores físicos presentes na arena promovem momento de aquecimento, ritual importante que prepara o atleta para o percurso. Vale ressaltar que é fundamental que o participante já tenha uma rotina frequente de treinos. Outra dica: no dia da corrida é importante usar acessórios e tênis que você está acostumado. Se você usar no dia da prova um par de tênis que nunca foi testado nos seus pés, corre risco de enfrentar desconforto. Teste tudo antes do percurso oficial.

Aquecimento finalizado, é chegada a hora da largada. É nesse momento que os atletas se concentram na saída do pórtico para esperar o momento da corrida.

Quando a corrida começa, cada atleta segue seu ritmo e percurso, que muda de acordo com a distância escolhida.

Durante o trajeto o participante encontra pontos de hidratação, afinal, água é importante.

Depois que termina a prova e cruza a linha de chegada, o corredor pega a medalha. Em seguida ele é liberado para a área das frutas, onde pode consumir banana, maçã e afins.

Quem faz um tempo bacana pode subir no pódio e ser premiado.

Corrida é um esporte democrático, que reúne atletas de diversas idades. Para saber como treinar corretamente e o que comer e beber antes da corrida de rua, clique aqui e releia esse conteúdo que fiz com profissionais que abordam o assunto. 

Corrida é um esporte democrático, que reúne atletas de diferentes idades / Foto: Divulgação/Corrida Oba Etapa SP

Atleta encontra pontos de hidratação durante trajeto da corrida de rua / Foto: Divulgação/Corrida Oba Etapa SP

Lindas medalhas sempre aguardam os participantes que concluem os percursos. Merecido, né? / Foto: Divulgação/Corrida Oba Etapa SP

Depois que termina o percurso, participante encontra frutas e água na arena / Foto: Divulgação/Corrida Oba Etapa SP

Água na área VIP da Corrida Oba SP / Foto: Divulgação/Corrida Oba Etapa SP

Organizadores oferecem frutas aos atletas inscritos oficialmente / Foto: Divulgação/Corrida Oba Etapa SP

Comentários

Formulário p/ página de Contato (não esconder)

Nome

E-mail *

Mensagem *