Como organizar o dia + planner para download


Trabalhar, estudar, pagar contas, arrumar a casa e encontrar tempo para cuidar da saúde e curtir atividades de lazer. Nossa, é muita coisa né? Não sei você, mas em alguns momentos eu já desejei que meus dias tivessem 48 horas. Tudo isso porque a correria do cotidiano já me deixou com aquela sensação de "fiz tudo, mas não fiz nada".

Segundo Patrícia Lopes, coach de carreira na Novità Comunicação, esse sentimento de desespero gerado pela falta de tempo esconde um problema maior: a ausência de clareza. "Muitas vezes, a pessoa não sabe realmente o que quer fazer e onde quer chegar. Isso gera culpa. Para se desculpar consigo mesma, ela lota a agenda de compromissos para se sentir mais produtiva. Mas na verdade está apenas preenchendo tempo. Agenda lotada não significa produtividade. Como tem sido seu dia? Na maior parte do tempo, você se mantém apenas ocupado ou realmente produtivo?", questiona Patrícia.


E não pense que a ausência de clareza é o único vilão que bagunça a rotina porque, segundo a coach de carreira, a falta de propósito e o excesso de falsas recompensas também fazem com que uma pessoa perca tempo no dia a dia. "Se você não sabe por que você faz, você desiste na primeira dificuldade. O exemplo mais comum é a academia ou a dieta, que sempre começa na segunda e termina na terça, porque a pessoa não estava realmente comprometida com isso. Se não tem propósito, ela não continua fazendo. E é comum culpar a falta de tempo, quando na verdade, seria falta de interesse e vontade", conta Patrícia ao explicar como a ausência de propósito prejudica a otimização do tempo.

No caso do excesso de falsas recompensas, esclarece a especialista, o vacilo ocorre quando a pessoa lota a agenda de tarefas e compromissos para sentir-se produtiva, porém enfrenta dificuldades para cumprir os projetos. "A agenda continua lotada, eu não cumpro como gostaria e culpo a falta de tempo. Para aliviar a minha preocupação, busco recompensas, afinal me sinto exausta só de pensar em tudo o que tenho para fazer. Então, fujo para atividades de falso lazer, porque não consigo relaxar de verdade, pois tenho uma agenda não cumprida ainda. E assim, fazemos uma coisa pensando na outra. E a ansiedade só aumenta, junto com a culpa. De novo, culpamos a falta de tempo", afirma Patrícia.

O que fazer para ser mais produtivo e organizado?

Para deixar de lado a sensação de que "fez tudo, mas não fez nada" ou aquele desespero de que "tudo é pra ontem" é necessário colocar foco em atividades que geram resultado e não na quantidade de tarefas. Quando tudo parece ser urgente, afirma Patrícia, é necessário parar, respirar e reavaliar o todo. "Tenho uma sugestão bastante simples, que eu faço todas as vezes que me perco na agenda. Você para tudo que está fazendo, toma uma água, caminha - alguns passos na sua sala mesmo, só pra relaxar - e se pergunta 'qual a real importância e/ou urgência dessa tarefa dentro do meu objetivo macro?'. A resposta vai fazer toda a diferença para você decidir se continua investindo energia naquela tarefa, naquele momento", sugere a coach.
Dicas prática de organização - Por Patrícia Lopes
1) Encontre um método de organização que faça sentido para o seu perfil. Tem gente que anota tudo em um caderno, tem gente que prefere agenda no celular ou no computador. Alguns preferem colocar tudo em post-its. Você pode dividir tudo por dias da semana ou até por horário exato para cada tarefa. Depende muito da sua rotina, do seu tipo de trabalho e do quanto você consegue ou não cumprir horários exatos.
2) Descubra quando você funciona melhor: qual o seu horário mais produtivo? Quando você se sente mais e menos cansado? Assim você deixa as tarefas mais complexas para fazer quando estiver menos cansado.
3) Faça pequenas pausas, respeite seu ritmo: em alguns momentos do dia, o cérebro e o corpo pedem uma parada. Seja para um café, um alongamento, uma distração na internet, não importa. Descobrir e respeitar seu organismo pode te dar mais energia para os momentos de mais necessidade.
4) Organize o dia seguinte. Se possível, organize toda a semana no domingo à noite. Claro que vão surgir muitas outras atividades ao longo da semana, mas se você sabe quais são as reais prioridades da semana, você vai saber lidar melhor com as tarefas não previstas.
Planner semanal gratuito para download
Bom, agora que você já conhece as dicas para se tornar uma pessoa organizada e produtiva, o Blog da Hida vai te dar "uma forcinha": clique AQUI para baixar um planner semanal gratuito e deixar a sua rotina em ordem. O arquivo está disponível nas versões PDF e JPG. Quer saber se  vale a pena usar o planner? Se liga em mais uma dica da coach em carreira Patrícia Lopes: "planejamento diário é o que vai permitir que você alcance seus objetivos, independentemente do que sejam eles. Se você não planejar seu dia, sua semana, seu mês, sua vida, você será atropelado por eles. Vai se sentir sempre como se estivesse devendo algo a alguém. Vai se sentir cada vez mais ansioso e insatisfeito".

Com exceção das artes para download disponíveis no link do Google Drive e imagem do planner gratuito criado pelo Blog da Hida, as fotos desse texto são do site Kaboompics.

Comentários

  1. Amei demais essa publicação. Mas não, amiga.. Não queria 48h no meu dia, pq se eu parar pra pensar... se não consigo organizar meu dia de 24, 48 menos hahahaha.. Ia arrumar mais coisa pra fazer e ficar mais frustrada ainda.
    Eu tentei usar planner, mas sem sucesso. Me encontrei no Bujo e to amando.. E agora que consegui me organizar assim, quero dar mais uma chance pro planner.

    PS SUAS FOTOS ESTÃO MARAVILHOSAS
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Hida, o planner está lindo! E amei seu post. Ultimamente estou buscando dicas de como ser mais organizada/focada nas minhas tarefas, e esse post ajudou bastante!

    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
  3. Menina, adoro planners e agendas.
    Normalmente tbm carrego um caderno junto, para anotar as ideias.

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
  4. Eu sou bem organizadinha, mas mesmo assim as vezes queria que o dia tivesse mais horas!

    Se quiser participar, estou sorteando um kit de acessórios lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/08/sorteio-acessorios.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário p/ página de Contato (não esconder)

Nome

E-mail *

Mensagem *