Clubes de assinatura viram moda

Pode ser uma caixa com vinhos, cosméticos, livros, grãos de café e até preservativos. Os clubes de assinatura online – modalidade de negócio no qual o cliente paga um valor mensal e recebe periodicamente uma seleção de produtos entregues em casa – prosperaram no Brasil e viraram mania entre os consumidores. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Clubes de Assinaturas, atualmente existem 350 mil clientes no país que recebem produtos personalizados.

A jornalista Karina Fusco, 38, é apaixonada por culinária e decidiu assinar uma caixa com temperos para descobrir e testar novos sabores. Eu e meu marido sentimos necessidade de fugir desses temperos prontos que a gente encontra por aí nos supermercados. Por R$ 84 assinamos uma caixa com temperos e todos os meses recebemos seis tipos de produtos diferentes. Também recebemos um livro de receitas. Além de prático, trouxe novas experiências, relata Karina ao explicar os benefícios de assinar a caixa mensal.

Karina Fusco, 38 anos, recebe caixas com temperos / Foto: Denny Cesare/Código 19

O gerente de Marketing Danilo Canova Denardi, 31, também se rendeu ao clube de assinatura. Sempre gostei de cervejas e há seis meses optei por assinar uma marca que entrega cervejas nacionais e importadas na minha casa. O legal disso é que conheço cervejas de todos os cantos do mundo. São quatro tipos de cervejas que recebo mensalmente e pago mensalidade de R$ 85. Se não fosse pelo clube, eu não teria conhecido tantos sabores diferentes, conta Denardi.

Segundo Gabriel Ribeiro, representante da Associação Brasileira de Clubes de Assinaturas, o sucesso desse tipo de negócio está na característica de apresentar novidades aos consumidores. A pessoa quer receber uma recomendação e conhecer coisas novas. Sem contar que tem o lado prático de receber o que você precisa na porta de casa, afirma Ribeiro.

Oportunidade
E se há demanda entre os consumidores, os clubes de assinatura se tornam um tipo de negócio atrativo para os empreendedores. Contudo, na análise de Lisa Bueno, consultora em Modelagem de Negócios, o empresário que deseja investir nesse tipo de mercado precisa estar bem estruturado. É um investimento que o comerciante vai ter uma renda fixa porque ele terá um cliente que assinará por três, seis ou nove meses, por exemplo, e sabe que sempre haverá dinheiro entrando nesse período. Mas é preciso pensar com cuidado no tipo de produto, em como montar o estoque, entre outros fatores, pondera Lisa.

Carlos Eduardo Moura, representante da Superlógica Assinaturas, empresa de Campinas especializada em gerenciar sistemas de negócios recorrentes, alerta que o empreendedor que deseja criar um clube de assinatura também precisa ficar atento em etapas como transporte, entrega e cobrança do consumidor. Muito mais do que se preocupar em oferecer bons produtos, o empresário que quer investir em clube de assinatura precisa pensar em como vai ficar o frete, quais as modalidades de pagamento que ele poderá oferecer ao consumidor e como ele vai monitorar os pagamentos. Tudo isso é importante para garantir solidez, esclarece o representante da Superlógica.

Comentários

  1. Achei interessante essas assinaturas!
    De todas que eu conheço, nenhuma delas são assim, apenas sobre aqueles cosméticos sabe?
    Achei interessante a assinatura de temperos, deve ser bem bacana experimentar sabores diferentes.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leidi :)
      Esse mercado de assinaturas está bombando. Tenho muita vontade de pedir a Glambox.
      Beijos :)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Pois é, Helena, se eu fosse empresária, iria pensar nesse tipo de negócio :)
      Beijos :)

      Excluir
  3. Oi Hida!
    Já pensei seriamente em assinar uma caixa dessas, mas não conseguia encontrar nada que me cativasse a esse ponto, então encontrei a Kawaii Box e morri de amores, mas estou esperando o dolar colaborar um pouco pra eu poder assinar. :D
    Um beijo!
    Blog Monykisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monikinha, eu adorei conhecer a Kawaii e, sim, o dólar está bem ingrato. Quero ver se assino uma edição da glambox. Estou super com vontade. Obrigada pela visita :) Beijos :*

      Excluir
  4. Oi Hida!
    Finalmente vim conferir sua matéria sobre as assinaturas! Achei super legal essa assinatura de temperos, não conhecia!! Eu pesquisei bastante sobre assinatura de coisas de comida (mas não tinha achado essa), e a única que tinha encontrado que dava certo pra mim é a Veggie Box. Eu sou vegetariana e todas as outras sempre vinham alguma coisa com carne, que eu ia acabar jogando fora. Eu estou gostando dela, é bom porque sempre tem coisinhas que dá pra levar no trabalho.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sora! Obrigada pela visita. Acho essas caixinhas de comidinhas bem interessantes. Os serviços de assinatura atendem uma demanda interessante :)

      Excluir

Postar um comentário

Formulário p/ página de Contato (não esconder)

Nome

E-mail *

Mensagem *