Início Sobre contato anuncie recomendo

Escrevendo sentimentos

Foi ainda criança, durante as aulas do colégio, que Renata Stort, 37 anos, descobriu o amor pela caligrafia. Sem pretensão de transformar o hobbie em fonte de renda, Renata buscou conhecimento e aprimorou as técnicas. Atualmente ela trabalha como professora e mantém o perfil @umpassarinhomecontou no Instagram para postar fotos de caligrafia e ilustrações. "Eu sempre gostei de escrever e criar formas e cores com as letras. Na época do colégio, eu tinha o costume de criar ilustrações gráficas (muito conhecido hoje como facilitação ou colheita gráfica) para facilitar meus estudos e é assim até hoje em tudo o que faço, mas foi em dezembro de 2014 que comecei a me dedicar ao lettering que eu chamo de caligrafia criativa de encantamento. Passei a estudar fontes, cores, materiais e praticar melhor a técnica para encontrar um estilo próprio. Eu sinto uma felicidade tão diferente quando sei que alguém sorriu e se encantou quando recebeu um quadro meu", conta a professora.


Para fazer as artes, Renata utiliza tinta aquarela e canetas dos modelos posca, stabilo e sharpie. "Mas o principal material é o sentimento. Faço com muito amor", conta ela. E a inspiração para criar também vem dos sentimentos. "Quando eu crio uma frase, sempre penso em gerar reflexões sobre sentimentos e atitudes. As frases surgem no dia a dia. No meio de uma conversa com alguém. Observando as minhas atitudes e das outras pessoas também. Eu não paro para pensar em uma frase. Isso não funciona comigo", complementa Renata.

Com o propósito de compartilhar boas ideias, a professora decidiu criar o perfil @umpassarinhomecontou. "A missão é encantar. Me faz bem saber que posso colaborar com um movimento poético e artístico que leva encantamento para o dia a dia das pessoas. Além de gostar muito de pássaros, o nome “um passarinho me contou” é uma frase popular que usamos muito quando queremos contar algo sem contar quem disse sobre aquilo. Foi nesse sentido, que eu criei o nome. Quero contar pra pessoas coisas que acredito serem especiais e que não precisamos saber exatamente quem falou, mas sim a importância delas", esclarece. 

Além de publicar as imagens nas redes sociais, Renata cola as artes em postes e muros. Quem tiver interesse em comprar um quadro com as ilustrações da artista, precisa fazer contato por intermédio do Instagram. "Quando alguém encomenda um quadro, eu entendo que todas essas ilustrações têm um valor e eu sempre desejei que elas pudessem chegar a todas as pessoas. Então, eu informo o custo que tenho com os materiais que vou utilizar e a pessoa decide o quanto pode ou deseja pagar. Assim me sinto mais feliz", afirma a professora.

E se você tem interesse em se aventurar pelo mundo da caligrafia, Renata tem dicas importantes. "Um bom começo é inspirar-se em pessoas que já fazem isso e segui-las (inclusive em cursos) e depois, ter materiais ideais que possibilitam e facilitam traços, formas e cores", recomenda a artista.





Continue Lendo
© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.