Resenha: Vamos juntas? (Babi Souza)


Não é fácil ser mulher. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública realizou um estudo em 130 municípios para levantar dados sobre a violência contra a mulher no Brasil e os números mapeados são alarmantes: 32% das entrevistadas com 16 anos ou mais disseram que já ouviram comentários desrespeitosos quando estavam andando na rua e 7,8% contaram que foram assediadas no transporte público. A pesquisa é ampla e os dados completos estão disponíveis no site do estudo.

Com estatísticas tristes como essas, cada vez mais é necessário difundir os conceitos de sororidade e feminismo, dando oportunidade para que as mulheres tenham informação e possam quebrar o ciclo de violência buscando apoio e ajuda em redes de convívio. E foi pensando nisso que a jornalista Babi Souza produziu o livro Vamos juntas? O guia da sororidade para todas.

A ideia para escrever o livro surgiu após Babi compartilhar uma experiência pessoal nas redes sociais: logo nas primeiras páginas de Vamos juntas? O guia da sororidade para todas a jornalista conta que estava saindo do trabalho de noite e se preparando para caminhar até o ponto de ônibus. Babi sentiu medo das ruas desertas. Quando chegou no ponto, percebeu que outras mulheres também estavam no local esperando pelo ônibus e talvez pudessem ter o mesmo medo. Ao relatar a situação em um texto no Facebook, Babi recebeu comentários de outras mulheres que passavam pela mesma situação. Foi aí que nasceu o movimento Vamos Juntas

Basicamente, o Vamos juntas faz o seguinte convite: "Só as mulheres entendem o alívio que é olhar para trás na rua e ver que quem está atrás de você é outra mulher. Na próxima vez que estiver em uma situação de risco (à noite, num lugar pouco movimentado), observe: do seu lado pode haver outra mulher passando pela mesma insegurança. E se vocês fizessem juntas esse trecho do caminho? De quebra você ainda bate um papo e, quem sabe, faz uma amiga!". 

Muito bacana a iniciativa, né?

Além de falar sobre a origem e proposta do movimento, o livro traz dados sobre violência contra a mulher e também apresenta depoimentos de mulheres que tiveram experiências positivas por causa da iniciativa. 

Um dos destaques do livro é a linguagem dinâmica, estilo texto de internet. Os conceitos são apresentados em um projeto gráfico bonito, com frases e ilustrações coerentes com a narrativa.

O livro foi publicado em 2016 pelo selo Galera da Editora Record. É possível comprar pela Amazon.

Quer saber mais sobre o Movimento Vamos Juntas? Então clique aqui e conheça o site do projeto.
Existem mulheres fortes e existem mulheres que não descobriram a sua força ainda.

Comentários

  1. Oi, Hida!
    Ainda não li o livro, mas acompanho o "Vamos Juntas?" na internet. Acho lindo o trabalho das meninas.
    Amei a resenha, embora esses dados sejam estarrecedores mesmo.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais dessa iniciativa, ótima forma de ver o outro lado da situação. E realmente é perigoso andar a noite e muitas vezes até durante o dia sozinha.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário p/ página de Contato (não esconder)

Nome

E-mail *

Mensagem *