Resenha: Um amor em movimento (Fernando Moraes)



Produzido pelo escritor Fernando Moraes e publicado pelo selo Novas Páginas da Editora Novo Conceito, o livro Um amor em movimento conta a história de Joan Garcez, professor de filosofia que dá aulas em uma universidade de Santiago, no Chile, e vive os dias buscando diferentes olhares e reflexões sobre o cotidiano. Sempre atarefado com as demandas do trabalho como docente, a rotina de Joan muda quando ele conhece Martina Perez, professora de medicina na mesma faculdade em que o filósofo leciona.

O texto de Fernando Moraes é direto e logo no início do livro o escritor deixa muito claro a diferença entre os mundos de Joan e Martina: enquanto ele tem origem simples e teve que batalhar para conquistar formação profissional e certo conforto, a médica Martina nasceu em uma família rica e tradicional, cercada de luxo. Contudo, ambos fazem amizade e percebem que possuem valores e princípios em comum.

Compartilhando interesses e nutrindo curiosidade sobre temas que instigam o pensamento humano, Joan e Martina decidem realizar caminhadas peripatéticas - método de Aristóteles que se ensina por intermédio de passeios - pela universidade em que trabalham. A partir daí, os dois professores vão criando proximidade e aprendendo sobre solidariedade, tolerância, sentimentos e como tornar a sociedade melhor.

As aberturas de capítulo do livro "Um amor em movimento" possuem citações/ Fotos: Bruna Medeiros

Os personagens cativam porque têm personalidades definidas. Além de independente, Martina é autêntica e não se parece em nada com aquelas mocinhas de romances tradicionais que estão sempre em busca de um par. Joan é um cara inteligente e com visão respeitosa sobre as pessoas que vivem ao redor. Apesar disso, fiquei um pouco entediada com a perfeição deles. O leitor que tem acesso ao conteúdo do livro sabe que está lidando com dois adultos com carreira bem-sucedida e vida pessoal estabilizada, mas acredito que a trama ficaria mais interessante se o autor apresentasse as fragilidades e os erros de Joan e Martina. Eles são ótimos, mas a cada capítulo eu questionava "Quando é que eles vão deixar de ser tão exemplares?". 

A capa transmite a ideia da narrativa, apresentando um casal de mãos dadas enquanto caminha. A diagramação do livro é simples, mas ganha pontos positivos porque em cada abertura de capítulo o leitor encontra citações e pensamentos de filósofos e escritores conhecidos. 

FICHA TÉCNICA
Livro: Um amor em movimento
Editora: Novas Páginas/ Grupo Novo Conceito
Tamanho: 156 páginas
Gênero: Romance
Valor e onde comprar: R$ 20,53 (livro físico) e R$ 14,90 (eBook) pela Amazon
Sinopse: Joan Garcez, professor de uma importante universidade, acredita que a filosofia deve impactar o coração das pessoas, despertando vontades, desejos, sonhos e desafios. Martina Perez, filha de médicos de uma família tradicional de Santiago, sempre se sentiu incomodada com o meio social em que foi criada, rodeada pelo luxo e pela riqueza, bem diferente dos pacientes do hospital público em que trabalha. E compartilhando o sofrimento dos outros, ela se torna defensora da humanização da medicina. Os dois se conhecem de forma pouco convencional e, após alguns rápidos encontros, iniciam um desafio peripatético, ou seja, caminhar pelos arredores da universidade enquanto discorrem sobre diversos assuntos. Juntos pensarão em alternativas para a construção de um novo estado social de convivência, ao mesmo tempo em que Martina busca uma solução para amenizar o sofrimento de um pequeno paciente do hospital. Com a ajuda do amor, a vida passa a ganhar possibilidades de ser mais preciosa e encantadora para todos. 

Comentários

  1. Ahh você mudou o layout? É que eu sempre acesso pelo celular e hoje pelo pc achei a coisa mais linda *_*

    Adorei a resenha, pois não conhecia esse livro.
    Pra ser sincera não conhecia nem esse selo da editora auhauhauhauh
    Me interessei pela leitura *_*

    Aproveito para desejar um Feliz ano novo <3
    Beijos e até 2019
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clayci!
      Tudo bem?
      Mudei sim. A ideia era deixar os posts mais em evidência, organizados por blocos :)
      Fico feliz que tenha gostado do layout e da resenha.
      Beijos,

      Excluir

Postar um comentário

Formulário p/ página de Contato (não esconder)

Nome

E-mail *

Mensagem *