Início Sobre contato recomendo

O poder dos cachos


Chamem como quiser: cabelo cacheado, encaracolado, enroladinho... que atire a primeira pedra quem - em toda a sua vida – nunca pensou em alisar as madeixas. Eu sou de uma época em que se relaxava os cachos (uma química que deixava o enrolado menos enrolado). Aí vieram as escovas japonesa, progressiva, marroquina... Tudo pra salvar as pessoas dos cabelos cacheados.

Não é força de expressão não! Quem tem cabelo liso acha lindo o encaracolado, mas não sabe como dá um trabalhão... Você só consegue pentear se está molhado, tem que passar o modelador de cachos e quando acorda de manhã, haja volume... E os cachinhos foram embora, amassados por uma noite bem dormida.

Passei mais de dez anos fazendo a tal da progressiva. Ao primeiro sinal de frizz na raiz, lá estava eu no salão pra domar a fera. Tão mais fácil a vida de cabelo liso... até aprendi a fazer escova sozinha! Mas com o tempo, comecei a sentir que essa mulher de cabelo liso não era mais como eu queria ser. A gente vai crescendo, amadurecendo e percebendo que o natural tem uma beleza que brilha. E eu estava sentindo falta exatamente disso!

Aí, minha amiga, começou a minha luta... Sair do cabelo alisado de anos, isso sim dá um trabalhão! A raiz cresce e o resto tá liso, como faz? Escova, tiara, arquinho, prende, passa gel, laquê... O cabelo cresceu um pouquinho e eu, num ato de coragem, cortei na altura dos ombros. Tirei mais da metade da progressiva e ganhei um volume de leão... A primeira vez que saí com ele enroladinho, levei um susto ao me ver no espelho de uma loja...

Tirei férias do trabalho e fui curtir meu cabelo. As tias mais velhas odiaram minha nova opção (onde já se viu... cabelo liso é mais arrumadinho). Minha sogra quer saber até onde vai minha maluquice... Ok, ok, concordo com todas vocês. Cabelo liso é lindo, é chique, combina com tudo! Confesso que pensei trocentas vezes em desistir dessa ideia de voltar aos cachos. Mas meu marido a todo instante diz que rejuvenesci uns 15 anos, que estou com cara de sapeca e um brilho lindo no olhar.

Não vejo a hora do cabelo crescer, pesar e os cachos ficarem com um pouquinho menos de volume... O cabelo faz parte da nossa identidade. E toda essa história de ter os cachinhos de volta veio com o processo de autoconhecimento, quase um resgate da minha alma, do que está dentro de mim... Como a lagarta que se esconde no casulo e se transforma em borboleta. Claro que vou continuar fazendo escova quando achar necessário, mas não tem coisa mais bonita que redescobrir a sua beleza e se aceitar do jeitinho que você é!
A ilustração deste texto é da Paloma Barbosa, ilustradora que já foi tema de post aqui no blog. Para conhecer os trabalhos da Paloma, basta acompanhar o perfil dela no Instagram.

9 comentários:

  1. Olá, Paloma!

    Cabelos lisos e cacheados, amo os dois. Mas isso depende muito do estilo da pessoa, do cuidado que a pessoa tem e do se sentir bem com o estilo que quer. O cabelo é um marco na beleza de uma pessoa, principalmente da mulher, e há um brilho diferente quando você percebe que finalmente ela está como queria. Acho válido experimentar de tudo um pouco se isso te faz bem.

    - Bjux,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! Tudo bem? Obrigada pela participação. O texto, na verdade, é da Roberta e a ilustração é da Paloma. Beijo!

      Excluir
    2. Você tem toda a razão, Diego! Mas é todo um processo...delicioso! Beijão!!!

      Excluir
  2. Roberta, que texto sensível. O processo de transição realmente é libertador. Que você se encante cada vez mais com o seu verdadeiro eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Camila! E com esse processo, a gente vai descobrindo novas facetas... a minha tá aí: de aflorar a alma escrevendo o que vem do coração. Fico feliz que tenha curtido! Beijão!

      Excluir
  3. Adorei a crônica. Texto leve, mas muito profundo na temática. A autoestima é importante nessa etapa da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como é, Juliana! Às vezes, a gente acorda de um jeito que parece que nada tem jeito rsrsrs Gosto de escrever como se estivesse em uma conversa com café e bolo com vocês leitores. Isso é bom demais! Obrigada pelo carinho!

      Excluir
  4. Beleza é algo que vem de dentro. Nos libertar dos padrões é fundamental para viver uma vida mais saudável. Força na caminhada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Adelina! É isso mesmo! É o brilho da alma!!! Beijão!

      Excluir

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.