Início Sobre contato anuncie recomendo

Editora Lote 42 lança 'Fachadas' e 'Mó Apocalipse'



O The MIX Bazar, localizado no bairro Cambuí, em Campinas, recebe, no dia 23 de março das 18h às 22h, o quadrinista gaúcho Rafael Sica para o lançamento do seu livro de desenhos Fachadas e recebe, também, Cecilia Arbolave editora da Lote 42 com a nova edição do zine Mó, que desta vez aborda o tema apocalipse com ilustrações do Jaca. Haverá um bate papo com o autor e a editora sobre o processo de criação, design e ilustração dos livros.

Fachadas

Sem texto e com traço detalhista, os desenhos de Fachadas apresentam diferentes cenas em que frentes de imóveis de uma cidade indefinida são as personagens. É praxe da editora Lote 42 explorar o potencial narrativo das suas publicações por meio do projeto gráfico. No caso de Fachadas, o formato escolhido é o de uma sanfona que, ao se abrir, revela o exterior das casas lado a lado, como se fossem parte de uma mesma rua. O tamanho do livro é de 10 x 15 cm, respeitando a escala original dos desenhos.

"Fachadas é uma série sobre uma cidade que existe. Ou, então, é uma série sobre uma pequena cidade dentro de uma grande cidade. Ou é uma série sobres as casas de uma rua mal iluminada. Ou, enfim, Fachadas é uma série sobre uma cidade imaginária", afirma Sica.

As capas também acrescentam uma camada de sentido à obra. Existem oito opções diferentes, combinando a cor do papelão (laranja, verde, roxo ou preto) e a tinta da impressão em serigrafia (roxa, branca ou preta) realizada pelo Estúdio Invertido, de Curitiba. São, portanto, oito fachadas diferentes. "Apenas a frente do papelão é colorida, o que pode ser entendido como uma metáfora daquele cuidado que muitas pessoas têm em preservar mais a fachada do que o interior da casa", diz Cecilia Arbolave, editora da Lote 42.

Mó Apocalipse

Mó é um zine trimestral (sem compromisso), que aborda sempre um tema específico com textos de autores clássicos, pensadores e personalidades históricas. Em comum, o fato de todos estarem mortos. A Mó Apocalipse é a sexta edição e conta com a participação de Machado de Assis, Simone de Beauvoir, Paulo Leminski, José Saramago, Friedrich Nietzsche, entre outros.

Fotos: Divulgação
As páginas da Mó Apocalipse foram ilustradas por Jaca, cujo nome de batismo é Paulo Carvalho Jr. Nascido em Porto Alegre em 1957, já ilustrou para jornais, revistas e livros, e tem uma vasta produção independente de zines, com desenhos marcados por uma certa estranheza e aparente confusão.

O projeto gráfico foi desenvolvido por Gustavo Piqueira, da Casa Rex. Cada uma das 16 páginas da publicação, no tamanho A3, traz quatro textos que podem ser destacados graças a uma microsserrilha. Uma luva preta envolve as folhas e serve de capa. Ela foi impressa em serigrafia nas oficinas gráficas da Casa Rex. Confira um vídeo da produção da publicação:



Serviço: Lançamento do livro Fachadas de Rafael Sica + Mó Apocalipse da Lote 42 + bate papo com autor e editores.
Onde: The MIX Bazar – Rua Joaquim Gomes Pinto, 9 – Cambuí – Campinas
Quando: 23 de março (quinta-feira), às 18h
Quanto: entrada gratuita
Fonte: Marcela Pacola e Fabiana Pacola Ius - The MIX Bazar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.