Início Sobre contato anuncie recomendo

Você é especialista em dar desculpas?

Janeiro acabou. E agora, a mais nova desculpa para não cumprir as metas traçadas no início do ano é o carnaval. Muita gente está usando o feriado prolongado para defender a procrastinação de tarefas que já deveriam ter começado, como realizar exercícios diariamente, fazer matrícula em um curso, procurar um novo emprego ou até mesmo guardar dinheiro. Conhece alguém assim ou se identificou? Então atente-se: vaidade, insegurança, infantilidade, negligência e irresponsabilidade são algumas das principais características de quem tem o costume de sempre procurar razões para se isentar de tarefas e resultados.

Um expert em ‘desculpabilidade’ é aquela pessoa que vive dando desculpas para se ausentar da responsabilidade e se manter em uma falsa zona de conforto. Um mestre em produzir argumentos com o objetivo de justificar qualquer situação, explica Scher Soares, especialista em mudança de comportamento e autor do termo. Segundo ele, a expressão foi idealizada diante da incrível habilidade que algumas pessoas têm de criar desculpas que visem privá-las de qualquer compromisso.

Para dar conta das tarefas do dia a dia, é importante começar com o que você tem em mãos / Foto: Kaboompics
A “desculpabilidade”, que começa como uma tentação, pode virar rotina, hábito, compulsão até tornar-se um ciclo vicioso. Muitas vezes, aqueles que adquirem esse vício sequer estão conscientes do que fazem, do porque fazem, de como fazem e quais resultados produzem. Portanto, se você conhece alguém assim, dê um toque. Mudar é simples, mas nem de longe é fácil. O primeiro passo para a mudança é se conscientizar, e um ombro amigo ajuda muito nesse processo, incentiva o especialista. Realizar, ao fim de cada dia, uma autoanálise e traçar metas diárias são outras medidas essenciais para evitar recaída.

5 comportamentos comuns dos experts em “desculpabilidade”:

1.    Vaidade

Por incrível que pareça, um dos motivos pelo qual muitas pessoas inventam e criam as mais diversas desculpas é pela sua própria vaidade. Um ego dilatado que produz a capacidade de distorcer percepções afim de preservar sua autoimagem.

2.    Insegurança

Essas pessoas são inseguras e medrosas, possuem um excesso de medo da crítica que paralisa. Têm receio de serem mal vistas, mal analisadas e mal avaliadas. E é justamente isso que irão conseguir adotando esse padrão.

3.    Infantilidade

O expert em “desculpabilidade” é alguém que não cresceu. Adepto de um comportamento infantil com intenção de apenas se livrar das coisas, um modo de não sofrer as consequências por seus atos. 

4.    Negligência com detalhes

Os mestres em “desculpabilidade” negligenciam coisas, estão desatentos aos seus compromissos de entrega, enrolam, procrastinam e delegam para o mundo as responsabilidades e consequências dos seus atos.

5.    Irresponsabilidade

Essa característica pode ser confundida com inocência, mas uma sutileza permite diferenciar esses comportamentos. O irresponsável acredita que nada depende dele e que a sua falta de atitude não fará diferença.

Texto: Novitá Comunicação

7 comentários:

  1. Acho que desta lista toda só me encaixo na insegurança, então acho que não é tão preocupante assim não é? haha. Mas em alguns momentos bate um desespero de ver o tempo passando enquanto eu fico parada, sem conseguir por em prática tudo o que havia planejado. :(

    Adorei o seu post! <3
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi, tudo bem?
      Acho que a insegurança é a principal característica de quem dá desculpas.
      Mas é importante mudar porque perder tempo é ruim.
      Obrigada pela participação.

      Excluir
  2. Oi Hida!
    Adorei o seu post. Eu já dei várias desculpas para não ir atrás de algumas coisas... Minha meta esse ano é estudar algumas coisas por conta, algo que sempre dou desculpa pra não fazer (estou cansada, não dá tempo etc). Me planejei para estudar um pouquinho por dia e estou conseguindo!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Sora, tudo bem?
      Que bacana que você está conseguindo se organizar para realizar a sua meta.
      Desejo mais realizações e menos desculpa. Beijo!!!

      Excluir
  3. sim, tb faço desse time que vive arrumando desculpas pra não fazer as coisas, e no final sempre acabo me culpando :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine, quero me policiar mais para evitar esse tipo de comportamento.

      Excluir
  4. É um pouco triste de admitir, mas de 5 acho que me encaixo em 3 e não me sinto orgulhosa disso. Pelo contrário. É algo que percebo que tenho de melhorar e muitas pessoas passam por isso. Mas acho que o primeiro passo é reconhecer e querer consertar, né?
    Ótimo post flor!
    Um beijão

    ResponderExcluir

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.