Início Sobre contato anuncie recomendo

Ideia fixa


Muito utilizados em escolas durante as aulas de Educação Artística, os recortes de papel ganham conceito e viram obras de design nas mãos da produtora de projetos culturais Marcela Pacola. Unindo referências da arte e da moda, Marcela cria colagens usando figuras que garimpa em jornais e revistas. Além de produzir murais com as imagens, a artista utiliza os materiais para personalizar objetos e confeccionar avisos de eventos do The Mix, bazar que gerencia no bairro Cambuí, em Campinas.

Desde pequena eu adoro colagens e fotografia. Eu costumava recortar imagens de jornais e revistas, mas acabava não usando para nada e os recortes ficavam guardados. A maioria era de revistas de moda. Em 2014 fiz um workshop sobre colagem com o Roger Bassetto [artista visual] e daí em diante resolvi seguir com minhas experimentações nessa linguagem artística, conta Marcela ao relembrar o início do trabalho com colagens.

Marcela Pacola cria colagens com recortes de jornal e revista / Foto: Luciano Claudino/Código 19

A inspiração para produzir os murais de colagens, conta a artista, vem de linguagens como fotografia, desenho, cinema e a própria colagem em si. Tudo que chama atenção e capta o meu olhar, o meu interesse, torna-se uma fonte de inspiração. Algumas técnicas ajudam no processo de construção da colagem como, por exemplo, utilizar um número definido de elementos ou uma cor específica. Minhas colagens têm como característica algo surreal, que denota estranheza, transgressão da verdade sensível, da razão ou pertence ao domínio da imaginação, do absurdo, esclarece.

Para produzir as colagens, Marcela segue um processo totalmente manual com o uso de acessórios como cola e tesoura. No momento de escolher as imagens que vão compor as artes, a produtora cultural prioriza recortes de revistas de vários tipos e épocas, de livros de arte ou qualquer outro material. Vou juntando os pedaços e uso cola branca para fixar. Depois, fotografo as colagens para ter um arquivo digital dos trabalhos, explica.

Para acompanhar as colagens da Marcela, é necessário seguir a artista no Pinterest (https://br.pinterest.com/mbrandipacola/). Também é possível ver a técnica das colagens aplicada na confecção de avisos por intermédio do Instagram @themixbazar.




7 comentários:

  1. Muito legal a valorização da colagem como expressão artística!
    Parabéns Marcela e Hida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Keila! Obrigada pela participação no blog :)
      Fico feliz que tenha gostado do material.

      Excluir
  2. Oie Hida, tudo bem?
    Eu amo visitar o seu blog, é sempre cheio de conteúdo interessante, informativo, aprendo e descubro tanto por aqui! Amei o post e as colagens, não tenho esse dom, mas admiro muito e acho lindo para decoração!
    Saudades de passar por aqui, vou voltar mais vezes!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Obrigada pelo carinho.
      Bom saber que o blog é importante para você.
      Beijo!

      Excluir
  3. Adorei o post Hilda. Em 2016 minha filha fez um trabalho de educação artística com a colagem. Ficou tão bonito. Fiquei inspirada em criar algo assim este ano. Parabéns pra Marcela e pra você que resgatou algo tão bacana e avivou nossa memória.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di! Tudo bem? O bom da colagem é que faz a gente colocar a mente pra funcionar. Mexe com a criatividade. Um beijo!

      Excluir
  4. A colagem de escola nunca ficou bonito assim não.rsrs Pelo menos no meu tempo de escola nunca nenhuma professora estimulou para fazer uma colagem deste tipo, tem que ter talento também né, saber combinar aí fica lindo realmente.
    Marcela arrasou!
    bjs

    Simplesmente Ciana

    ResponderExcluir

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.