Início Sobre contato anuncie recomendo

Cuidado com os fones de ouvido

Usar diariamente fones de ouvido para escutar música e frequentar lugares barulhentos como baladas ou shows são hábitos que podem causar perdas auditivas em adolescentes. O alerta é da Apidiz (Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido), que fez um estudo com 170 jovens de 11 a 17 anos e constatou que 92 dos entrevistados (54,7% dos 170 participantes) apresentaram zumbido nos ouvidos por causa da exposição ao som alto e, deste grupo de 92 jovens, 47 (ou 51%) tiveram zumbido depois de usar fone de ouvido por muito tempo.

Se essa geração de adolescentes continuar se expondo a níveis muito elevados de ruído, provavelmente apresentará perda de audição entre 30 e 40 anos, estima Tanit Ganz Sanchez, coordenadora do estudo e professora de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

De acordo com a pesquisadora, o zumbido nos ouvidos é considerado um tipo de perda auditiva porque  prejudica as células ciliadas. Localizadas no ouvido interno (cóclea), essas células alongam e encurtam repetidamente quando estimuladas por vibrações sonoras e, ao serem estimuladas por altos níveis de vibrações – como os causados por uma explosão, fogos de artifícios, som alto de um fone de ouvido ou show –, ficam sobrecarregadas e podem sofrer lesões temporárias ou definitivas.

O zumbido nos ouvidos costuma ser consequência de lesão dessas células auditivas, esclarece Tanit.

Via Kaboompics

A estudante Yasmin Toledo Mitre, de 11 anos, confessa que  não desgruda dos fones de ouvido. Eu uso para ouvir música e ver vídeos na internet. Costumo colocar em um volume agradável, num nível que não me incomoda, conta Yasmim.

E a cautela da jovem existe devido às orientações dadas pela mãe. Eu falo para ela abaixar o volume. Outro dia fomos na médica e ela disse que os fones causam perda de audição e por isso tomamos cuidado, conta a psicóloga Carmen Toledo Mitre, mãe de Yasmin.

Prevenção
Segundo a pesquisadora Tanit, o zumbido nos ouvidos é tratável e passível de prevenção. Algumas das formas de se proteger do problema é usar protetor auricular e fazer intervalos durante o período de exposição ao som.

Ao fazer um intervalo de dez minutos a cada hora de exposição a altos níveis de ruído é possível aumentar a chance de os ouvidos se recuperarem e não terem lesões definitivas, conclui a médica ao explicar que os cuidados são simples.
Continue Lendo

Ponto de vista: cada um tem o seu


Todo ponto de vista é singular porque cada um tem o seu. E foi com esse conceito que a artista plástica Lídia Barros Guimarães de Oliveira (ou Lis, como muitos a chamam), de 32 anos, decidiu criar o @pondivista, perfil com 18,6 mil seguidores no Instagram que expressa opinião por intermédio de fotografias, ilustrações e brincadeiras com as coisas do cotidiano.

"@pondivista surgiu em 2014 com a proposta de ver a vida de um ponto de vista diferente, mais divertido, mais leve", conta Lídia ao comentar sobre o projeto.

A inspiração para criar as ilustrações que alimentam o perfil, conta a artista, vem da música, da poesia, dos livros, animais, momentos e pessoas. "Tudo me inspira. Gosto de usar diversas técnicas num mesmo desenho. Então eu uso bastante aquarela, acrílicas, linhas para bordar, madeira, bastidor, telas, papel e colagem", completa ela ao citar os materiais que usa para confeccionar as atividades.

Quer conhecer mais o trabalho da Lídia? Então siga o @pondivista no Instagram. A artista aceita encomendas e para pedir o seu desenho é só escrever para pondivista@gmail.com e consultar os valores e procedimentos. 



Continue Lendo
© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.