Início Sobre contato anuncie recomendo

Estresse pode causar dor e depressão

Você já sentiu dores e até mesmo tristeza após passar por uma situação estressante? Se a sua resposta for sim, não precisa achar estranho. Uma pesquisa desenvolvida no Instituto Biológico da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) revelou que o estresse social pode ser uma das causas de dores crônicas e quadros depressivos.

Desenvolvido pelo biólogo Marco Oreste Finocchio Pagliusi Junior, o estudo foi elaborado durante dois anos e seis meses a partir de experimentos com 60 camundongos. Nos testes, roedores intrusos foram submetidos a uma espécie de bullying por camundongos residentes, que tinham uma linhagem mais robusta e agressiva. Uma parte do grupo subjugado apresentou características comportamentais e fisiológicas do tipo depressivas. Além disso, segundo o biólogo, o mesmo grupo apresentou maior sensibilidade à dor por um longo período de tempo, embora os roedores vítimas não tivessem nenhum tipo de lesão física.

“A gente não pode dizer que todas as pessoas que passam por estresse vão desenvolver dor ou depressão porque existem outros fatores que colaboram para isso, mas com certeza o estresse é um fator que pode desencadear esses sintomas. Levando isso para a realidade dos seres humanos, pode ser o estresse no trabalho, nas relações de marido e mulher e em todas as cobranças que as pessoas enfrentam no dia a dia”, conta Pagliusi Junior.

Ainda de acordo com o biólogo da Unicamp, a prática regular de exercícios físicos é uma das soluções para que as pessoas consigam enfrentar as demandas do cotidiano sem desencadear problemas de saúde.

Praticar exercícios físicos é saída para enfrentar o estresse / Foto: Image Source/Folhapress

12 comentários:

  1. Nossa que interessante, Hida.
    Eu realmente sinto umas dorzinhas quando passo por situação de stress, normalmente nas costas :/ E ainda sedentária do jeito que sou hahah Tenho que fazer uns esportezinhos né?!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pah, tudo bem?
      Fazer exercícios físicos é muito importante.
      Comecei a fazer Muay Thai e estou me sentindo melhor.
      Beijo,

      Excluir
  2. Ui, pior que tenho dessa enxaqueca tensional: stress + os 50 graus do Rio de Janeiro me deixam assim O___o Mas enfim... To vendo que só morando em algum país bom e gelado, como a Islândia, pra melhorar desse tipo de dor de cabeça, né :D :D
    Bjs, Hida!!
    Reb

    http://blogpapelpapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAAHA
      Sol é bom, mas em excesso faz a gente passar mal mesmo.
      Eu confesso, porém, que prefiro o sol... Não curto o frio hahahaha

      Excluir
  3. Pensa em uma pessoinha estressadinha heheh eu mesma, eu acho que essa pesquisa tem fundamento com certeza, toda vez que fico estressada me da uma dor insuportável no ombro (como na foto sério kk) quando eu fazia academia era bem menos estressada e não sentia tantas dores assim. beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazi, volte pra academia. Você vai ficar mais relax e mandar o estresse pra bem longe :)

      Excluir
  4. Que layout lindo, amei seu blog!
    Realmente, o estresse pode prejudicar e MUITO a vida das pessoas, e fazer exercicios (principalmente jump) me ajudam muito a ficar calma e relaxada. É tudo como vc descreveu ai no post, depois de um tempo, todo o estresse acumulado vai se transformando em uma depressão profundo, o que é bem dificil de cuidar depois.
    Parabéns pelo post, foi muito bem elaborado!

    Beijo!
    www.meiguicesdalu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana!
      Obrigada pelo carinho com o meu blog :)

      Excluir
  5. É totalmente importante saber disso. Digo por experiência própria.
    Comecei a faculdade no ano passado. Universidade pública, super puxada. Ninguém me disse quanta cobrança eu sofreria durante os quatro anos seguintes. Meu primeiro período foi super difícil, e eu me lembro que olhava a quantidade de textos que tinha para ler em pouquíssimo tempo, e chorava por achar que não dar conta. Depois de um tempo, isso foi se agravando. Se eu estou em alguma situação relacionada à faculdade e sinto alguma insegurança, já começo a entrar em desespero, achando que vou estragar tudo, ou que não vou conseguir fazer, então eu choro até conseguir me acalmar e ver alguma solução. Depois disso, quase sempre fico muito cansada e com dor de cabeça. Também fiquei muito fragilizada emocionalmente, e ando tendo problemas com professores por causa disso.
    Estou fazendo consultas com uma psicóloga, ela tem me ajudado. Segundo ela, eu tenho problemas de autoestima e dificuldade de lidar com cobranças, mas nenhuma doença ou transtorno, nada de ansiedade ou depressão (é o que ela diz, e eu espero que ela esteja certa). Mas é um trabalho difícil superar. Cada dia é uma luta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lethycia!
      Obrigada por compartilhar a sua experiência aqui no blog. Acho que você está certa em buscar ajuda médica. Agora é necessário focar nas coisas que você gosta de fazer e ter hobbies para abstrair a mente.
      Vou torcer por você :)

      Excluir
  6. Oi Hida, tudo bem?
    Eu sou uma verdadeira "Maria das Dores" HAHA. Sinto dor pelo corpo todo, e em situações de estresse tudo piora, minha enxaqueca vem mais forte, a dor nos ombros... Preciso praticar mais exercícios e relaxar mais!
    Adorei o post :)

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br
    PARTICIPE DO SORTEIO DE 1 ANO DO BLOG!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou assim... Comecei a fazer aulas de muay thai e estou sentindo a diferença. Beijo e saúde pra vc :)

      Excluir

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.