Início Sobre contato anuncie recomendo

Esqueça um livro

Quem acompanha o blog sabe que eu já falei AQUI sobre o leitura no vagão, projeto que distribui livros para os passageiros de trem e metrô. Acredito que toda forma de compartilhar leitura é válida e por isso decidi "esquecer" livros em espaços públicos de Campinas. Achou estranho? Vou explicar.

A ideia de praticar o desapego literário surgiu no dia 3 de setembro depois que eu vi uma palestra do escritor, roteirista e dramaturgo Walcyr Carrasco na Bienal do Livro em São Paulo. Na ocasião, Carrasco comentou sobre os baixos índices de leitura entre os brasileiros e falou sobre a importância de incentivar o gosto pelos livros. Nos Estados Unidos, por exemplo, as pessoas têm o hábito de deixar livros em espaços públicos para que outras possam ler e, logo em seguida, também passar o exemplar pra frente. É um ciclo do bem, onde o mesmo livro encontra pessoas diferentes. Aqui no Brasil existe o Esqueça um livro, projeto criado pelo Felipe Brandão para espalhar a literatura pelas ruas do país. Para saber mais, clique AQUI e visite a página da iniciativa no Facebook.

Trocar livros com os amigos é uma forma de incentivar a leitura / Foto: Kaboompics
E como coisa boa a gente passa pra frente, juntei o pontapé do Carrasco com o modelo do Brandão para praticar o desapego literário em Campinas. O meu projeto, obviamente, foi desenvolvido em uma escala menor, mas creio que vai arrancar sorrisos de quem achar os livros (bom, pelo menos eu torço para que as pessoas gostem da ideia rsrs).

Eu "esqueci" dois livros pelas ruas de Campinas. A obra Abaixo do Paraíso, do escritor André de Leones, foi "abandonada" em um ônibus do transporte coletivo. Já a publicação Tempo Seco, de Clara Arreguy, foi deixada em uma praça no Centro da cidade. Cada livro foi colocado em um envelope com marcadores de página e uma carta simpática explicativa sobre o projeto. Como decidi lacrar o envelope para que as coisas não se perdessem ou voassem com o vento, por exemplo, deixei um aviso pelo lado de fora alertando a pessoa que ela poderia abrir o material.


Está curioso para saber o assunto dos livros que eu "esqueci" pela cidade? Vou te ajudar a saber mais sobre as obras: a Paloma do Sure, We Have a Blog postou AQUI uma resenha sobre Tempo Seco. E AQUI no blog da Editora Rocco tem resenha sobre o livro Abaixo do Paraíso.

OBSERVAÇÃO: Eu ainda não recebi retorno das pessoas que encontraram os livros, mas assim que isso ocorrer, posto aqui no blog. O que você achou da iniciativa? Deixe o seu comentário :)


11 comentários:

  1. Eu imagino o quão a pessoas que encontrou o livro ficou empolgada ~pelo menos eu ficaria~ e realmente coisa boa a gente tem que passar pra frente mesmo, e sabe quem adorou a ideia e vai aderir? EU MESMA! to com uns livros aqui e acho justo repassa-los rs Adorei a ideia. Obrigada por me inspirar haha sucesso meu bem 💗

    http://mineiraprendada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sara! Tudo bem?
      Ebaaa! Faça sim :) Vou adorar.
      Depois me conte o resultado?
      Beijo :*

      Excluir
  2. Que lindezaaa Hida!
    Eu amei o projeto, e vai ser super legal se as pessoas responderem né?!
    Eu tô louca pra fazer um desses, só preciso me organizar.

    Um beijo♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pah, tudo bem?
      Sim, faça... Você vai gostar :)
      Um beijo :*

      Excluir
  3. Que ideia genial! Como eu queria achar um livro por aí hahaha!
    Eu não tenho coragem de simplesmente "passar" um livro pra frente (egoísta? talvez..), tenho todo um carinho pelos meus livros, mas nem por isso deixo de incentivar a leitura <3 :)
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vi!
      Tudo bem?
      Te entendo.. Por um tempo também fui muito apegada, mas aprendi a desapegar rsrsrs
      Sucesso :)

      Excluir
  4. Eu achei muito bonita a tua iniciativa. Já recebeu alguma mensagem?
    Sou muito apegada a livros, não teria coragem de deixar livros pela cidade, fico com medo de que ele fique perdido, ninguém ache, enfim... Tá de parabéns!
    Beijos
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nati!
      Tudo bem?
      Ainda não recebi retorno. Mas espero que a pessoa tenha gostado do livro. Se ela gostar, isso já vai me deixar feliz.
      Não ter resposta não vai me entristecer.
      Um beijo :*

      Excluir
  5. Hida, sempre maravilhosa!!!! Ótima iniciativa!!!
    Beijooooooooo

    www.blogpapelpapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei essa ideia e já estou louca para compartilha-la pela minha cidade.
    Ler é uma coisa maravilhosa, te faz bem, te faz conhecer novos mundos e viver outras vidas. Eu realmente espero que esses livros façam a diferença na vida das pessoas que os encontraram <3

    Carol, http://www.pinkisnotrose.com

    ResponderExcluir

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.