Cuidado com os fones de ouvido

Usar diariamente fones de ouvido para escutar música e frequentar lugares barulhentos como baladas ou shows são hábitos que podem causar perdas auditivas em adolescentes. O alerta é da Apidiz (Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido), que fez um estudo com 170 jovens de 11 a 17 anos e constatou que 92 dos entrevistados (54,7% dos 170 participantes) apresentaram zumbido nos ouvidos por causa da exposição ao som alto e, deste grupo de 92 jovens, 47 (ou 51%) tiveram zumbido depois de usar fone de ouvido por muito tempo.

Se essa geração de adolescentes continuar se expondo a níveis muito elevados de ruído, provavelmente apresentará perda de audição entre 30 e 40 anos, estima Tanit Ganz Sanchez, coordenadora do estudo e professora de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

De acordo com a pesquisadora, o zumbido nos ouvidos é considerado um tipo de perda auditiva porque  prejudica as células ciliadas. Localizadas no ouvido interno (cóclea), essas células alongam e encurtam repetidamente quando estimuladas por vibrações sonoras e, ao serem estimuladas por altos níveis de vibrações – como os causados por uma explosão, fogos de artifícios, som alto de um fone de ouvido ou show –, ficam sobrecarregadas e podem sofrer lesões temporárias ou definitivas.

O zumbido nos ouvidos costuma ser consequência de lesão dessas células auditivas, esclarece Tanit.

Via Kaboompics

A estudante Yasmin Toledo Mitre, de 11 anos, confessa que  não desgruda dos fones de ouvido. Eu uso para ouvir música e ver vídeos na internet. Costumo colocar em um volume agradável, num nível que não me incomoda, conta Yasmim.

E a cautela da jovem existe devido às orientações dadas pela mãe. Eu falo para ela abaixar o volume. Outro dia fomos na médica e ela disse que os fones causam perda de audição e por isso tomamos cuidado, conta a psicóloga Carmen Toledo Mitre, mãe de Yasmin.

Prevenção
Segundo a pesquisadora Tanit, o zumbido nos ouvidos é tratável e passível de prevenção. Algumas das formas de se proteger do problema é usar protetor auricular e fazer intervalos durante o período de exposição ao som.

Ao fazer um intervalo de dez minutos a cada hora de exposição a altos níveis de ruído é possível aumentar a chance de os ouvidos se recuperarem e não terem lesões definitivas, conclui a médica ao explicar que os cuidados são simples.

Comentários

  1. Meu marido uso num volume altíssimo, eu reclamo muito com ele. Eu já não enxergo bem, mas não tenho culpa da minha miopia, acho que os fones de ouvido contribuem muito para prejudicar a audição e causar acidentes.
    Uso num volume moderado graças a Deus. Muito legal o post Hida. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ciana :)
      Que bom que você gostou do post ;)
      Realmente, tem que usar os fones com cautela. Volume muito alto é prejudicial.
      Beijo.

      Excluir
  2. Oi Hida! Eu sou da turma que usa os benditos fones, mas sempre em um volume baixo, que não me impeça de ouvir e conversar com outras pessoas se necessário, e se começa a me incomodar logo tiro. Post maravilhoso, o Blog da Hida também é prevenção em saúde <3
    Beijos!!!

    Blog da Gih

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih, tudo bem?
      Esse texto na verdade é uma matéria que fiz pro jornal e postei aqui porque achei o tema interessante :)
      Obrigada pela participação.

      Excluir
  3. Eu gosto muito de ouvir música, mas felizmente os livros que afastaram um pouco dos benditos fones de ouvido haha Isso porque, sempre que estou no ônibus, esperando em algum lugar ou simplesmente fazendo nada, eu prefiro tirar o livrinho de bolso da bolsa e começar a ler! Só espero que esse hábito não danifique a minha visão hahaha
    seguindo blog, beijão

    literalizza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, nesse caso não há problema para a audição. Os livros te salvaram hahahaha Eu uso muito os fones. Muito mesmo. Obrigada pela visita e participação :)

      Excluir
  4. Uso os fones durante umas 3 horas por dia e na maioria das vezes só de um lado, acho que esse lado vai ficar mais afetado que o outro. Já meu irmão usa praticamente o dia todo... Temos que virar esse jogo. rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use dos dois lados e em um volume agradável... Assim você não prejudica :)Peça para o seu irmão ler esse texto hehehehe

      Excluir
  5. Menina, esse post é pra mim hahahaha - Senta que lá vem historia ....
    Durante um exame periódico no meu trabalho descobri que tenho perda em um dos ouvidos, e coincidentemente é o lado que eu uso mais fone, porque trabalho em canteiro de obras, mas quando estava no computador só usava o fone nesse ouvido para no outro poder ouvir meu chefe (hahah). A medica disse que tenho perda de um idoso ja (triste). Mas aprendi ? Não .
    Depois por motivos nervosos e emocionais comecei a ter zumbido pulsátil no outro ouvido, e depois crises de labirintite. Mas foi só uma fase, graças a Deus o zumbido durou apenas uns 5 meses, porque era insuportável e li muitos relatos de gente que já tinha a muitos anos.
    Temos que ter muito cuidado ... muito mesmo. Nossa geração no futuro estará em grande maioria com problemas auditivos.

    www.maisfeminice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, DJ, você tem que se cuidar, menina :O Estou indignada com o seu caso. E pior que somos muito teimosos para mudar né?
      Eu uso fone e geralmente tenho dores de cabeça quando exagero no volume e por isso fico me policiando.
      Fique atenta e relaxe os ouvidos... é sempre bom dar um intervalo.
      Beijo :*

      Excluir
  6. Já prevejo um futuro cheio de gente de meia idade com problemas auditivos precoces. Bem, eu gosto de som alto...complicado... Se bem que em comparação a minha adolescência, eu ouço com menos frequência que antes. Bom saber esse tipo de alerta e informação.
    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário p/ página de Contato (não esconder)

Nome

E-mail *

Mensagem *