Início Sobre contato anuncie recomendo

Ateliê Anacardia

Costumo dizer que os objetos feitos à mão são ricos em história e afetividade. E foi pensando em registrar os encantos e sentimentos do universo infantil que as artesãs Ana Carolina e Ana Maria criaram o Ateliê Anacardia, marca especializada em confeccionar bonecas de pano e criar decoração de quartos infantis. "Eu sempre gostei de fazer coisas artesanais e quando meu segundo filho nasceu eu comecei a fazer uns caderninhos durante minha licença maternidade. Acabei fazendo lembrancinhas de nascimentos para algumas pessoas próximas.  Um tempo depois, minha cunhada me chamou pra fazer o quartinho da filha dela.  Como sou formada em arquitetura e com a parceria da minha mãe, acabamos fazendo o quarto desde o projeto até a execução de todo enxoval. Eu fazia manualmente tudo que era em cartonagem e ela costurava, daí nasceu o ateliê, fazendo projetos para quartinhos de bebê.  Em vários quartos haviam bonecas e bonecos e eles foram ganhando cada vez mais espaço por aqui", conta Ana Carolina ao relembrar como surgiu o projeto em parceria com a mãe.

Com a proposta de resgatar boas recordações, a dupla é responsável por todo o processo de produção das bonecas, desde a escolha dos materiais que vão compor a peça até a entrega na casa do cliente. "Acreditamos  que a infância é  um lugar sagrado, onde as pessoas podem entrar em contato com sentimentos muito verdadeiros e que as vezes ficam esquecidos. Eu procuro sempre voltar à minha própria infância pra buscar sentidos e significados ao que vivo hoje. Desejamos que nossas bonecas possam proporcionar isso pra outras pessoas também", relata Ana Carolina.

 

Todas as bonecas criadas por Ana Maria e Ana Carolina possuem características distintas. "As minhas são menores e mais magrinhas, geralmente com corpo estampado e as da minha mãe são bonecas maiores e mais gordinhas. Como o rosto da boneca não tem um molde fixo, cada boneca nasce com uma identidade única. Nem eu  consigo fazer dois rostinhos exatamente iguais, e é isso que tornam as nossas bonecas diferenciadas e únicas", diz Carolina.

O nome do ateliê da dupla também carrega personalidade e muito sentimento. "Eu estava procurando um nome e descobri que existe uma família botânica que se chama anacardiaceae conhecida por suas espécies frutíferas. O nome vem de anacardium do latim ana, que é voltado para cima, e cardium, que é coração, devido ao formato de coração dos frutos como o caju e a manga.  Eu adorei a coincidência, já que eu e minha mão somos Anas (Ana Carolina e Ana Maria) e acho que o fruto do nosso trabalho vinha de uma relação afetiva com ele, vinha do coração mesmo. E além disso, me remetia a uma mangueira que havia no sítio da minha avó e era o lugar das brincadeiras de infância principalmente da minha mãe com seus oito irmãos", recorda a artesã.





10 comentários:

  1. Hidaaaaaaaa *------*
    Você me apresenta tanta coisa linda! Eu adoro. Amo essas coisinhas feiras à mão, com esse valor sentimental que você disse no início da postagem. Mistura amor, gosto pelo trabalho e criatividade dá nisso. Eu sinceramente fiquei a fim de twr uma dessas bonequinhas. Dá de presente pea mãe, para a Avó, a prima, a irmã... Adorei!

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras.
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Diego, é pura criatividade :)

      Excluir
  2. Amei! Me lembra a minha infância, eu também tive uma boneca de pano, não tão bonitas como estas mas tive. Que trabalho maravilhoso, fiquei encantada. Já fui curtir a page delas. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas bonequinhas são puro amor, Ciana :)

      Excluir
  3. Hida,

    Bela matéria e escolha das artesãs...acompanho o trabalho belíssimo que o ateliê Anacardia vem desenvolvendo. Beleza, sutileza e dedicação são alguns das adjetivos que posso dar a esta dupla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada pelo retorno em relação ao texto. Fiquei contente com a sua participação. Beijo :*

      Excluir
  4. Hida que coisa mais linda, assim que postou no seu ig já fui curiar.
    Já estou aqui imaginando uma bonequinha dessa dentro do bercinho da minha princesinha. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas são fofas demais e encantam o ambiente :)

      Excluir
  5. Hida!!! O que eu faço com você? Hein?
    Toda vez que entro aqui me deparo com essas coisas lindas e maravilhosas e fico querendo tudo! :P
    Achei simplesmente fantástico o trabalho delas, muito perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, obrigada pelo carinho e visita :)

      Excluir

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.