Início Sobre contato anuncie recomendo

Projeto leva ensino às escolas

Nem sempre a grade curricular da escola pode atender a todos os interesses dos alunos e, em alguns casos, essa realidade faz com que os estudantes fiquem desmotivados com a rotina acadêmica. Para mudar esse cenário, um grupo formado por cinco jornalistas criou o Quero na escola, projeto que surgiu em agosto de 2015 e conecta as pessoas à educação para valorizar as instituições de ensino por intermédio da participação da comunidade. 

Grupo com 170 alunos e nove professores acompanha palestra contra o machismo / Foto: Divulgação
Estruturado em uma plataforma virtual, o Quero na escola funciona da seguinte maneira: alunos e familiares acessam a área do estudante para cadastrar uma atividade que gostariam que fosse desenvolvida na escola. Preenchido o formulário, as informações ficam armazenadas em uma base de dados esperando que um voluntário atenda o pedido dos estudantes. Quando um voluntário se manifesta, o Quero na escola habilita a comunicação entre as duas partes e agenda data e horário do evento, que ocorre na escola mencionada pelo aluno. (Saiba mais sobre o projeto no vídeo abaixo)

Segundo Cinthia Rodrigues, umas das criadoras do Quero na escola, a missão da iniciativa é "mudar a relação escola-comunidade, criar um caminho para que a sociedade também faça a sua parte, indispensável para mudar a qualidade da educação. Com esta participação das pessoas, as escolas ganham em receber mais conteúdo e em serem mais percebidas em seus problemas", diz Cinthia ao esclarecer que o projeto melhora a autoestima dos alunos e professores, que passam a perceber que podem contar com parceiros.

Até o momento, a iniciativa já beneficiou seis escolas. As unidades de ensino receberam palestras sobre direitos humanos, cerâmica, quadrinhos e oficina contra machismo. A expectativa é que o projeto tenha 100 escolas cadastradas até o final deste semestre. 

Clique aqui para conhecer o site do Quero na escola e aqui para acompanhar a iniciativa pela página do Facebook. 

Criadoras do Quero na escola: Tatiana Klix, Cinthia Rodrigues, Luciana Alvarez e Marina Costa. O projeto ainda conta com a participação de Luísa Pécora / Foto: Divulgação

10 comentários:

  1. Que projeto legal! Vou procurar saber mais e passar pro grêmio da minha escola. :)
    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado.
      Apresente ele aos amigos. Espero que consigam projetos legais.
      Beijos :*

      Excluir
  2. Uma iniciativa muito interessante e que com certeza merece ser divulgada. Vou passar para a coordenação da minha escola e divulgar entre os alunos.
    Pena que ações desse cunho precisem vir da sociedade e não do próprio governo, que é o responsável pelo ensino fundamental no nosso Estado... mas essa é uma discussão para outro momento...

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rita, ainda bem que existem pessoas dispostas a melhorarem a qualidade da educação, né?
      Obrigada pela visita ;)

      Excluir
  3. Oi Hida!
    Que legal esse projeto! Com certeza renderá frutos, e achei legal os estudantes poderem sugerir temas também.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sora, são exemplos como esse que mostram que a união faz a força.
      Obrigada pela participação.

      Excluir
  4. É lindo de ver pessoas que entendem que o processo educacional é de co-responsabilidade, uma parceria entre a sociedade e a instituição, e ainda mais dão voz ao aluno, o maior interessado e também a maior vítima do descaso com a educação em nosso país!
    Parabéns pelo post, arrasando como sempre <3

    A Menina que Não Para de Ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Re, tudo bem? Obrigada pela análise. Também gostei dessa iniciativa de colocar o aluno como protagonista. Ele percebe um problema e age para mudar isso e levar informação ao grupo educacional. Obrigada pela participação. Beijos!

      Excluir
  5. Pena que ainda não estou estudando, senão iria ajudar tbm. Vou começar no meio do ano ai quem sabe eu posso falar com alguns professores sobre isso :D Adorei a iniciativa!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kézia! Sim, é importante divulgar projetos assim. Que bom que você gostou ;)

      Excluir

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.