Início Sobre contato anuncie recomendo

Inspiração: cadernos artesanais

Que produtos de papelaria são inspiradores, ninguém tem dúvida, mas você sabe como funciona o processo de produção de cadernos artesanais? O post de hoje é uma entrevista com o Luiz Marcatto, designer e criador da Libretto, marca de cadernetas feitas a mão. Durante a conversa com o Blog da Hida, Marcatto contou como surge inspiração para novos cadernos, quanto tempo dura a criação dos produtos, importância de trabalhos manuais e como é importante buscar boas referências para criar coisas novas. Boa leitura :)




Quem produz os cadernos da Libretto?
A equipe total da Libretto tem hoje cinco pessoas: eu, que sou formado em design gráfico pela UEMG e criei a Libretto junto com a Rafaella Queiroz, minha sócia e designer de moda formada na FUMEC. Além da gente, temos uma funcionária e duas estagiárias. Temos ainda 10 artistas convidados que criam artes pra gente e mais um punhado de gente que ajuda a colocar tudo no devido lugar.

Desde quando a marca existe?
Eu trabalho com encadernação desde 2009, mas a Libretto existe como marca desde 2012. Desde 2013 temos um atelier próprio onde produzimos todo o material e damos cursos de encadernação. Clique AQUI para conhecer a loja.

De onde surge a inspiração para criar os produtos e definir a estampa?
De tudo que a gente vê, mas sobretudo da cultura pop e objetos antigos que caíram em desuso. Foi assim com as séries VHS, Disquete e Fita K7. Além delas, sempre procuramos artistas e ilustradores para desenvolver novas capas. Conhecemos essas pessoas por indicação, procurando na web ou por felizes acidentes de percurso.

Quanto tempo um caderno demora para ficar pronto?
Essa é uma pergunta que todo mundo faz e que é difícil de ser respondida. Nós quase nunca fazemos um caderno inteiro do começo ao fim. Sempre fazemos por partes: dobramos o papel para vários cadernos, depois costuramos, colamos, fazemos as capas e no final produzimos um montão de caderno de uma vez só. Se precisasse pegar do zero e fazer um caderno inteiro, levaria duas horas mais 12 horas até a secagem completa da cola.

Qual é o diferencial da Libretto?
Produzir materiais de forma artesanal com acabamento impecável e, o mais importante, com design aplicado. A gente sempre deseja o equilíbrio entre o design moderno e o "feito a mão". Além disso, buscamos uma comunicação leve e linguagem bem clara com nossos consumidores.

Qual é a missão da marca?
Empoderar a produção manual em todo o Brasil e, principalmente, em Belo Horizonte, onde fica o nosso atelier. Além dos cadernos, fazemos isso através dos cursos e das parcerias com outros produtores locais. Nossa missão principal é, em um tempo onde tudo é mecanizado e feito de forma absurdamente rápida, retomar os valores da produção artesanal, sempre com cuidado pelo acabamento perfeito e design aplicado.

Quais são os benefícios de comprar produtos feitos a mão?
Para o comprador, é ótimo de várias formas. No âmbito individual, ele compra um produto que passa por um controle de qualidade maior que de qualquer máquina - tudo é feito a mão com cuidado, cada passo é controlado para que não haja defeitos. O processo manual também permite que o produto dure muito mais e garante que cada pessoa tenha um produto único, feito a mão especialmente para ela. Para a comunidade também é sensacional. Cada centavo investido no comércio local gera empregos e movimenta a economia da região. Nós trabalhamos com fornecedores locais, então cada vez que o cliente compra da Libretto, a Libretto compra de outros pequenos produtores e empresas de pequeno porte e investe dinheiro no mercado da cidade, do estado, do país. Todo mundo ganha!

Vocês trabalham com produtos criativos. Qual a dica que dão para quem deseja se tornar uma pessoa mais criativa?
A gente acredita que a criatividade existe em qualquer lugar. Pra quem não se acha nada criativo, acho que o "ócio criativo" (teoria do Domenico de Masi) é super válido. Não é a toa que muitas ideias surgem quando a gente menos espera né? Pessoalmente, acho que criatividade tem tudo a ver com se cercar de boas referências. Fazer um painel visual com imagens que gosta e trabalhos que admira, criar uma conta no Behance e salvar os trabalhos favoritos de outros artistas e designers, montar um painel no Pinterest só para salvar todas as imagens inspiradoras que encontrar na internet. Tudo isso ajuda a colocar o cérebro para funcionar e criar algo novo.

18 comentários:

  1. Sou louca por cadernos assim!!!!
    Adorei o post.
    Um beijo
    Sherry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sherry! Também gosto muito. Obrigada por participar ;)

      Excluir
  2. Senhor, a louca por papelaria que mora em mim está com as mãos tremendo para comprar todos huahuahuhua. Parabéns Hida, adorei o post;)
    Beijo, beijo.
    ameninaquenaoparadeler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Regiane! Obrigada pela visita. Então somos duas, porque eu amo papelaria e admiro o trabalho do pessoal da Libretto. Eles mandam bem ;)

      Excluir
  3. OLÁ HIDA! TUDO BOM? TE INDIQUEI PARA UMA TAG EM MEU BLOG VIU^^

    KISSUS

    http://16primaverasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ingrid! Obrigada pelo carinho. Beijos :*

      Excluir
  4. Essa coleção de cadernos de fitas K7 e VHS são incríveis!! Realmente algo único neste nicho dos moleskines artesanais <3 Super quero todos!! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeca, falou tudo. Único é a palavra que define ;)

      Excluir
  5. Sou dessas LOUCAAAAAS por papelaria hahah.
    Amo caderninhos, canetas fofas e etc.
    Adorei a entrevista, que trabalho lindo <3

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, sua fofo, que bom que você gostou da entrevista. É a primeira que posto em formato de pergunta e resposta e fico feliz que você tenha curtido. Beijo!

      Excluir
  6. Sou apaixonada por papelaria, e esses caderninhos me deixam LOUCA hahahaha... Amei o post <3
    Já estou seguindo...
    Beijos

    http://findinggtheway.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, assim como você também adoro papelaria. Obrigada pela visita :)

      Excluir
  7. nossa que fofuras! eu amo caderninhos assim, uso varios! amei esse da amelie poulain!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, obrigada pela visita! Eu também amor cadernos. O da Amelie é o meu favorito :)

      Excluir
  8. Que liiindo! Ainda não conhecia essa marca! Mas já amei! Eu amo cadernos, e amo encadernação, vivo fazendo caderninhos e coisinhas aqui em casa, sou apaixonada por essa coisa manual e tals <33
    Amei a entrevista!
    Sucesso para a marca!
    beijos!
    http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Vale a pena você visitar o site deles porque tem muita coisa bacana! Obrigada pela visita ;)

      Excluir
  9. Oi Hida, tudo bem?

    Ai ai, toda vez que venho ao seu blog fico encantada com tudo o que encontro aqui, parabéns pelo conteúdo sempre maravilhoso!

    Eu amo itens de papelaria, sempre fui dessas de colecionava canetas de gliter, adesivos, folhas de fichário decoradas e tinha um milhão de cadernos e agendas haha

    Adorei a dica desses cadernos lindos, e já vou procurar pada adquirir o meu! ♥
    Te marquei em uma TAG lá no blog, e ficaria muito feliz se participasse *-*

    Beijos flor,
    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Obrigada pela visita e indicação na TAG. Eu adoro o seu blog ;)

      Excluir

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.