Início Sobre contato anuncie recomendo

Curso para blogueiros (Parte final)

Olá, pessoal! Quem acompanha o Blog da Hida sabe que estou publicando uma série de textos com dicas sobre o curso para blogueiros promovido pelo Centro Universitário Belas Artes em parceria com a F*Hits, plataforma de digital influencers que inclui 27 blogs com mais de 9 milhões de visitas e 30 milhões de visualizações de páginas. Desde o início, a série estava programada para ter quatro postagens. A primeira e a segunda você pode conferir AQUI e AQUI, respectivamente.

Os dois últimos módulos do curso foram muito focados em divulgação, parcerias e publicidade. Como o tema é idêntico, resolvi juntar as partes 3 e 4 da nossa série em apenas um post, então esse é o último texto com dicas sobre o universo blogueiro. Mais uma vez vou separar as dicas por tópicos para facilitar a leitura. Espero que vocês gostem. Aguardo opiniões nos comentários.

Via reprodução
- Nos módulos anteriores vimos que é importante ter conteúdo relevante e presença ativa nas redes sociais para conquistar influência e credibilidade. São essas duas características (influência e credibilidade) que vão fazer o seu blog se tornar interessante para marcas. E é a partir daí que surge oportunidade de parcerias.

- É necessário que o seu blog tenha um mídia kit. Não importa se você tem 10, 100 ou 1 milhão de seguidores, tenha sempre um mídia kit pronto. Você não vai querer ser pego despreparado quando uma empresa te pedir esse material.

- O mídia kit é uma página que apresenta um conjunto de informações relevantes para anunciantes e agências de publicidade. Inclui estatísticas de acesso, perfil do público do seu blog, tipo de conteúdo produzido, preços e descrição dos espaços disponíveis para anúncios no seu blog.

- São vários os tipos de publicidade que podem ser feitos no seu blog. Os mais tradicionais são Google AdSense, banners, publieditorial, testes de produtos e sorteio ou concurso. A seguir, conheça detalhes de cada um.

- Google AdSense: programa de publicidade contextual ofertado pelo Google. Por meio do monitoramento do conteúdo do blog, o Google seleciona anúncios coerentes com a proposta editorial. Os anunciantes são aqueles inscritos na ferramenta Google AdWords. Não podem ser escolhidos pelo blogueiro porque são os algoritmos do Google que definem a contextualização dos anúncios. No entanto, o blogueiro pode barrar anunciante que não lhe convém. O resultado comercial por clique é dividido entre o Google e o blogueiro.

- Banner: peça gráfica com link, animada ou não, na qual o usuário clica e é levado para o site do produto anunciado. Seu formato pode ser quadrado, retangular, expansível ou selo.

- Publieditorial: mensagem publicitária integrada ao conteúdo do blog (post patrocinado).

- Testes de produtos: apresentação da opinião do blogueiro sobre dado produto, considerando sua experiência de uso. 

- Sorteio ou concurso: estratégia de promoção de vendas. A marca oferece um produto que é sorteado entre as leitoras mediante o cumprimento de regras.

- Se for ter um blog como fonte de renda (ou seja, algo monetizado), é importante ter em mente que você precisa ser ético e transparente com o seu leitor. Portanto é necessário deixar claro o que é ou não conteúdo patrocinado. O leitor não gosta de ser enganado.

- Ser ético também é aceitar apenas parcerias de empresas que têm coerência com o seu perfil e estilo de vida. Não anuncie aquilo que não faz parte da sua realidade ou que contraria os seus princípios. 

- Blog bom não é blog repleto de anúncios. Cuidado para não fazer da sua página um comércio ambulante. Tenha em mente que o leitor deseja conteúdo de qualidade. Busque melhorar as suas publicações.

10 comentários:

  1. Menina que blog lindo <3
    Amei essa sua dinâmica, ótima para quem está começando..
    Abraços... seguindo aqui tá, retribui se poder

    http://comum-dois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio em relação ao blog, Fábio!
      Já visitei o seu :)
      Volte sempre!!!

      Excluir
  2. Muito boa essas dicas, tinha coisas que eu não entendia e to vendo que vou precisar adiantar outras
    Mega beijo
    Me visita?
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sara! Desejo que em 2016 o seu blog cresça!
      Obrigada pela visita :)

      Excluir
  3. Ótimas dicas, anotei todas e amei demais essa série de publicações que você fez! Estou sentindo que 2016 será o meu ano, pois colocarei tudo que aprendi aqui e em outros lugares em prática. Mais uma vez, muito obrigada por compartilhar conosco o seu aprendizado! Beijos <3

    www.blogeaigabi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! Obrigada pela participação. Te desejo um ano repleto de sucesso. Você é muito caprichosa e merece tudo de bom. Admiro o seu trabalho. Beijos :*

      Excluir
  4. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Aliscia! Obrigada pela visita! Feliz Natal e ótimo 2016 ;)

      Excluir
  5. Acredita que até hoje nunca me escrevi nessas coisas, tipo adsense e o egrana.rsrs Essas informações são maravilhosas... Adorei o curso! Ops a série de posts...ah não não deixa de ser um curso on line da Hida linda Rosa. bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi flor! Adorei seu post! Estou pensando em fazer o curso, mas estou na dúvida devido ao investimento. Você acha que vale a pena? Vc teve um retorno bom com o curso? Ouvi várias pessoas falando que acharam o curso fraco, por ser muito superficial...
    Estou pesquisando bastante antes de tomar a decisão rs.
    Beijoos, amei seu blog!

    ResponderExcluir

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.