Início Sobre contato anuncie recomendo

Como economizar na viagem

O verão é a época em que a maioria das pessoas tira férias, todos querem descansar do ano corrido que passou. E nada melhor para relaxar que uma boa viagem. Mas com as festas de fim de ano chegando, as despesas também aparecem, e muita gente fica desmotivada para viajar, pois não vai sobrar dinheiro suficiente para pagar aquele hotel na montanha ou comer no restaurante na beira da praia. Mas é possível viajar gastando pouco, e ainda se aprofundar mais na cultura dos locais que visitar. Nesse e em outro post que será publicado na próxima quinta-feira, você encontrará dicas que podem te ajudar a economizar em sua futura viagem. Para começar, é importante ter planejamento para gastar menos com transporte e hospedagem.

TRANSPORTE

Como você vai chegar no seu destino? Se você for um viajante mais desapegado, pode viajar de carona. Pode parecer difícil, coisa de maluco, mas não é. É como uma pescaria: você precisa ter paciência, escolher uma boa "isca" (fazer uma placa, por exemplo) e tentar. Às vezes pode demorar horas até que alguém pare para você, mas quando parar vai ser emocionante. E nem todo caroneiro é de beira de estrada: alguns preferem pedir carona sempre nos postos de gasolina, ou em pedágios. Há ainda a opção de procurar por grupos no Facebook onde as pessoas oferecem transporte solidário, ou usar sites para pedir carona (Acabou de chegar ao Brasil o site
"BlaBlaCar", que reúne caronas pagas).

Boa aparência, simpatia e paciência são segredos para conseguir boas caronas. / Foto: Micael Salton

Mas para alguns lugares é bem mais difícil conseguir carona, ou caso você não se sinta à vontade com a ideia, então terá que recorrer à outros meios de transporte. Procure sempre ficar atento às promoções das companhias aéreas e quando estiver planejando uma viagem faça uma busca e salve a rota. A maioria dos sites avisa quando a passagem estiver em promoção. Comprando com antecedência também é possível conseguir bons preços. E isso não vale só para companhias aéreas: empresas que fazem cruzeiros transcontinentais, por exemplo, precisam levar seus navios de volta à costa de origem no final da temporada, e isso faz com que o preço das cabines fique super em conta. Que tal se programar para viajar nesse período?

HOSPEDAGEM

Utilize meios de troca de hospedagem, como os sites Couchsurfing e Trustroots. Criando um perfil você pode procurar por anfitriões no lugar onde está planejando ir e, além de economizar um bom dinheiro com hospedagem, ainda tem a oportunidade de interagir com pessoas que moram naquele lugar. Você pode começar a utilizar essa ferramenta mesmo antes de viajar, oferecendo sua casa para viajantes do mundo todo, o que faz você viajar sem sair de casa.

Uma boa opção para quando você quer passar mais tempo em algum lugar, ou descansar sozinho por uns dias durante uma viagem longa, é alugar um apartamento ou um quarto através de sites como o AirBnb. Nele você se cadastra, encontra o tipo de acomodação que deseja e paga por diária, como se fosse em um hotel, mas fica na casa de pessoas normais, que disponibilizam um ou mais quartos para aluguel por temporada. Planejando com antecedência é possível conseguir ofertas muito boas em lugares incríveis.

Apartamento em Belgrado da década de 60, época da ex-Yugoslávia. Pela metade do preço de uma diária de hostel, um apartamento inteiro./ Foto: Karine Kerr

Essa foi minha primeira colaboração aqui no Blog da Hida e espero que tenham gostado! Na semana que vem trarei a continuação desse post e vou abordar dicas para economizar com alimentação e passeios. Para saber mais sobre mim, clique AQUI.

Ficou com alguma dúvida, ou quer saber mais? Tem mais alguma dica para economizar? Deixa um comentário aqui e a gente responde!

26 comentários:

  1. Minha mae me ensinou a ser muuuuito desconfiada entao eu jamais pegaria carona com desconhecidos, ainda mais no dia de hj ne, para ser um estuprador nao custa nd kkkk Sim eu sou mt desesperada kkk Prefiro viajar com conforto. Mas as dicas sao legais pra quem é aventureiro e curte umas coisas loka kkk
    Beijoss
    http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, obrigada pela visita. De fato existe um preconceito em relação às caronas, mas é necessário se certificar da segurança para que a viagem seja tranquila.
      Obrigada pela visita ;)

      Excluir
  2. No fundo do meu ser há a coragem de sair por aí com uma mochila nas costas à base de carona. Mas como essa coragem não é tão aguçada huahuaha... prefiro planejar o roteiro, transporte, hospedagem e tudo o que for necessário com um tempo de antecedência.
    Sei lá, com tanta violência que vemos por aí, fica difícil acreditar e arriscar.

    beijos

    http://jurodemindinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, planejamento é muito bom, mas confesso que adoraria sair sem roteiro.
      Obrigada pela visita ;)

      Excluir
  3. Tem que ter um espirito mega aventureiro mesmo para fazer isso, quem sabe um dia eu não faça com os meus amigos né hahaha

    Estou te seguindo
    Bjocas

    http://16primaverasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, queria ter amigos que topassem tudo, mas os meus são casados e raramente fazem coisas em grupo, apenas com amigos :(
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Ka e Hida... acho que o que mais dá pra economizar é com hospedagem... esses sites e aplicativos são incríveis, dá pra economizar muito e de quebra conhecer pessoas novas! adorei o post!!

    Bjinhos
    JuJu
    www.asbesteiasquemecontam.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juju, também sou adepta de procurar sites e aplicativos que oferecem dicas e descontos.
      Obrigada pelo comentário. Você é demais!!!

      Excluir
  5. Viajar é maravilhoso em qualquer época, principalmente quando se pode economizar rsrs. Adoro viagens em grupos também, uma ótima forma de fazer passeios baratos e conhecer novas pessoas. Adorei as dicas, vou ficar de olho e me programar para as próximas trips.
    Beijo, beijo.

    ameninaquenaoparadeler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Regiane! Tudo bem?
      Obrigada pela visita e participação.
      Fico feliz que você tenha gosta das dicas.
      Beijos.

      Excluir
  6. A ideia da carona é boa, mas na prática não teria coragem! :O
    Não conseguiria ir com estranhos... talvez rachar a gasolina com amigos em um mesmo carro seria uma outra alternativa mais barata.

    Bastante interessante alugar um apê ou quarto, tão bom quanto um hotel porém mais em conta. :D

    Beijos,
    Rabisquei meu Horizonte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fer! Obrigada pela participação aqui no blog ;)

      Excluir
  7. No transporte eu até confiaria, mas na hospedagem ficaria muito com o pé atrás! Óbvio que se você tem uma companhia, fica mais segura, agora sozinha não dou conta não rs. Adorei as dicas Hida, e seu blog sempre lindooo! ❤

    Blog Menina, surtei!
    www.meninasurtei.com

    Ganhe dinheiro com o seu blog clicando aqui.

    Te espero no meu cantinho, beijão!

    ResponderExcluir
  8. Eu não confiaria nem no transporte e nem na hospedagem, esse mundo tá muito doido, e existem pessoas capazes de tudo, fico com muito medo. Prefiro economizar durante o ano, para me dar um pouco mais de conforto na viagem de férias, aliás trabalho pra "xuxu", exatamente pra isso! rsrsrs


    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos Carol Peclat

    ResponderExcluir
  9. Gostei do post mas a pessoa tem que ser muito aventureira para embarcar numa dessa em.
    Mas porque não né? KKK
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, obrigada pela visita. Estou sentindo falta das suas postagens no "as borboletas". Beijos :***

      Excluir
  10. Oi Hida e Karine!
    Muito boas as dicas, eu adoro viajar então estou sempre atrás desse tipo de postagem.
    Só não sei se teria coragem de viajar de carona, esse é o tipo de coisa que prefiro gastar um pouco mais mas ter mais conforto e segurança.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sora, viajar de carona tem causado polêmica aqui nos comentários. É necessário ter um lado beeem aventureiro rsrsrs
      Obrigada pela visita e participação.

      Excluir
  11. Olha, eu tenho uma agência de turismo e gostaria que todos os meus clientes lessem essas dicas viu! minha vida seria mais fácil hahahah eu sou rata de economizar na hora de viajar, pesquiso tudo, tudo mesmo! =)
    Follow Cíntia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cíntia, que bom que você gostou do nosso conteúdo.
      Obrigada pela visita.
      Beijos :*

      Excluir
  12. Nossa, muito bacana as dicas, inclusive para mim que vou fazer uma viagem em julho do próximo ano <3
    Adorei o post!
    Estou seguindo e curtindo muito o blog.
    Beijos.
    Tenho um blog sobre filmes, series e cultura no geral. Se puder dar uma conferida eu ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Willma! Espero que você aproveite bem as dicas.
      Beijos :*

      Excluir
  13. Hida,
    Te indiquei lá no meu blog na TAG The Liebster Award e deixei umas perguntinhas caso queira participar! :)

    Beijos,
    Rabisquei meu Horizonte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela indicação, Fer!
      Beijos :***

      Excluir

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.