Início Sobre contato anuncie recomendo

Como economizar na viagem (parte 2)

No texto anterior o assunto foi economia: como gastar menos na hora de tirar as merecidas férias. (Não leu? Clique AQUI para saber como foi). Agora que você já aprendeu como economizar na hora de procurar hospedagem e transporte, chegou a hora de dicas para gastar menos ao chegar no destino. Alimentação e os passeios que fazemos são, com certeza, boa parte dos gastos em uma viagem.

ALIMENTAÇÃO

Você não precisa ir todos os dias nos restaurantes badalados da cidade só porque está de férias. Comer em restaurantes populares, aqueles em que os nativos almoçam todos os dias, além de proporcionar uma boa economia também fará você ter uma visão mais real do dia a dia do lugar. Comer em redes de fast-food também pode parecer tentador, mas pode sair o triplo do valor de um restaurante simples. Vale lembrar ainda que em alguns lugares o "normal" é comer na rua mesmo, e isso pode ser uma experiência fascinante. Aquele prato típico que no restaurante você pagaria super caro, na rua encontra por quase nada.

"Saice", um prato típico de Tarija, na Bolívia. Além de comer junto com os bolivianos, custou o equivalente a R$2,00. / Foto: Micael Salton

Se você tem um pouco mais de tempo e um orçamento ainda mais apertado, também pode optar por cozinhar suas refeições. Procure descobrir qual o supermercado mais barato, o dia da feira, etc. Ao escolher um hostel, veja se ele tem cozinha coletiva (a grande maioria dos hostels oferece essa vantagem). Se for ficar na casa de alguém, pergunte ao anfitrião se pode utilizar a cozinha, e também já se ofereça para preparar uma refeição para todos. Pode ser uma boa chance de preparar aquele feijão com arroz brasileiro que dá tanta saudade quando você está lá fora.

PASSEIOS

Ao chegar em um lugar novo, queremos conhecer todos os pontos turísticos, fazer todos os passeios, etc. Mas em um lugar com muitas opções, isso pode ocasionar um gasto enorme. A dica é, então, procurar atividades gratuitas pela cidade. Geralmente as capitais têm promoções nos museus, um dia de semana ou do mês em que as entradas são gratuitas. Em muitas cidades existe também algum tipo de "walking tour" gratuito, são passeios a pé pela cidade, com guia local. Normalmente são jovens universitários, que cresceram ali e querem mostrar a sua cidade. O valor quem decide é você no final do tour, paga o quanto acha que valeu aquele passeio. Ou não paga nada, se realmente não tem, mas o legal é incentivar esses jovens a permanecer em suas cidades de origem, valorizando o trabalho deles.

Você pode também só caminhar pela cidade, conversar com as pessoas, perguntar sobre os lugares. Esqueça o celular no hostel/hotel por um dia e tente viver como se não existisse GPS nem Wikipedia nem TripAdvisor. Vá até o posto de informações turísticas, pegue um mapa de papel e divirta-se descobrindo lugares que não estão nos guias turísticos.

Várias cidades já oferecem também outro meio de conhecer o lugar: bicicletas. Em geral você deixa um documento, em alguns lugares paga uma taxa que é devolvida no final, e em outros ainda a volta de bike é totalmente gratuita, como em Aveiro, cidade no norte de Portugal. Com certeza você verá a cidade de uma outra forma, e ainda faz bem para sua saúde. Se a cidade não oferecer o serviço, algumas empresas privadas também ofertam, mas cobrando um valor maior. Ainda assim pode valer a pena, melhor rodar pela cidade de bike do que ficar pegando táxis. Aliás, utilizar o transporte público também é uma dica valiosa.

Bicicletas gratuitas em Aveiro, norte de Portugal. Além da economia, faz bem para saúde do corpo e do meio ambiente. / Foto: Karine Kerr

Existem muito mais dicas para economizar durante as viagens, mas essas são as principais. Acompanhe os textos semanais aqui no blog e fique por dentro de tudo que acontece no mundo das Viagens. Na próxima semana eu trarei informações sobre turismo doméstico: com o dólar lá em cima o negócio é viajar aqui dentro do Brasil mesmo. Até lá!

Se você acha que faltou algum item nessa lista, deixe aqui nos comentários. Sobre o que vocês gostariam de ler nos próximos posts? A participação de vocês é muito importante! Para saber mais sobre mim, clique AQUI

6 comentários:

  1. Oie Hida! Obrigada pela visita <3 Já te sigo.

    16 Primaveras: http://16primaverasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei os dois post para economizar em viagem!!
    Eu adoro essas dicas de viagem, apesar de 2015 não ter sido meu melhor ano de pé na estrada! hauahuahuah
    Essas dicas são importantes, dá pra fazer muita coisa economizando aqui e ali!!

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juju! Também gostei das dicas da Ka.
      Obrigada pela visita ;)

      Excluir
  3. Floooor, amei suas dicas!!!!
    Tem razão em todas elas ;)
    Dá pra economizar bastante sim!!!

    Amei seu blog também, vou vir sempre aqui ;)
    Tô te seguindo *.*

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thay, obrigada pela visita e carinho em relação ao blog.

      Excluir

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.