Início Sobre contato anuncie recomendo

Palavra por palavra [Sextante]


Esse post vai misturar vida pessoal, blog e dica literária. Isso porque faz tempo que tenho interesse em contar aqui como gosto de escrever. A escrita é uma prática que permite mostrar a vida por extenso, registrar histórias, carimbar momentos. E escrever também é uma cilada. Sim, uma cilada porque exige regras, conhecimento da língua, maturidade, repertório, suor, inspiração, vontade, desejo.

Desde que comecei a escrever aqui no blog, conheci pessoas legais, aprendi coisas que antes desconhecia e fiz contato com muita gente de talento. E tudo isso me motiva a escrever. Atualizar essa página tem sido um aprendizado, um exercício de conhecimento contínuo. E não há números de likes e seguidores que paguem o feedback sincero que recebo pelos comentários e até mesmo de pessoas que não comentam nos formulários daqui, mas falam que viram o blog e gostaram do que faço.

Eu gosto de escrever. Desde criança sou fascinada pelas palavras. Diariamente, por intermédio do meu trabalho de repórter no Metro Jornal, uso a escrita para contar fatos da vida real. E é emocionante receber o retorno dos leitores do jornal. Aqui no blog procuro usar o Jornalismo, profissão na qual sou formada, para falar de comportamento de maneira informativa e divertida. É só reparar que você vai perceber que todos os textos daqui possuem um dado, uma informação, um entrevistado. Faço isso porque acredito que o mundo fica melhor quando existe troca de ideias e me preocupo em levar verdade e conhecimento em tudo o que compartilho.

Escrever nada mais é que usar a sinceridade para divulgar ideias. No livro Palavra por palavra, da Editora Sextante, a escritora Anne Lamott deixa isso bem claro. "A primeira coisa que digo a meus novos alunos no primeiro dia de curso é que escrever bem é contar a verdade", recomenda Anne no primeiro capítulo do livro.

E para os amedrontados que nunca sabem como começar uma boa história, a autora diz "Comece pela infância. Tape o nariz e mergulhe, escreva todas as suas lembranças com a maior sinceridade possível".

O objetivo do livro de Anne é que as pessoas não tenham receio de pegar papel e caneta para contar uma história. Nele a autora dá dicas que incentivam qualquer pessoa a seguir em frente na escrita sem desistir no meio do percurso. A obra reúne conselhos para acabar com o bloqueio criativo, superar a falta de confiança, lidar com a inveja de outras pessoas e também discute elementos básicos da escrita. E o melhor de tudo isso é que a leitura é bem didática. Anne é professora de grupos de redação criativa em São Francisco, nos Estados Unidos, e por isso o livro vai te fazer sentir dentro de uma sala de aula.
Obra: Palavra por palavra
Autora: Anne Lamott
Tamanho: 224 páginas
Editora: Sextante
Preço: R$ 19,90
Onde comprar: No site da Sextante.
Diferencial: É um manual sobre como escrever bem.

10 comentários:

  1. Ainda não conheço a obra mas curto muito a Sextante por suas publicações motivacionais e edificantes!
    Também estou neste início de blog, ainda procurando a voz de minha escrita (que bom que encontrou a sua neste caminho do Jornalismo!), daí ser importante o contato com blogs que compartilham deste mesmo percurso e processo. Adorando teu cantinho aqui, Hida! :) E que venha novembro, com muitas leituras e inspirações!
    Beijos,
    Rebeca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rebeca! Obrigada pelas palavras de incentivo. Que o nosso novembro seja repleto de coisas inspiradores. Beijos :*

      Excluir
  2. Também sou jornalista e não conhecia esse livro. Escrever dá medo, né? Mas não tem jeito: o primeiro passo é escrever... Mesmo que fique ruim, mesmo que ninguém vá ler. Só assim podemos melhorar! Vou procurar esse livro na Amazon!

    Tks pela indicação :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maly! Como você disse, o primeiro passo é escrever. Obrigada pela visita e participação aqui no blog.

      Excluir
  3. Uau, fiquei bem curiosa para dar uma lida nesse livro... hahahaha
    Quando acabar a faculdade irei voltar ler livros que ainda não li e tenho na minha listinha.. hahah

    Um beijo
    Sherry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sherry, a faculdade deixa a vida mais corrida né? É tanta coisa para se dedicar. Coloque esse livro na sua lista. Tenho certeza que você vai adorar.

      Excluir
  4. Quero esse livro, preciso!
    Tenho um longo camino para atingir a escrita perfeita, uma hora quero ser uma colunista da Vogue, em outro instante não consigo entender porque Jorge Amado não reencarna em mim, nos momentos mais serios quero a perfeição de Machado de Assis e na vida diária quero escrever com a Dona Maria que de tão simples que todo mundo entende.

    Quero carregar em mim mil facetas, sotaques e olhares, acho que assim escrevei perfeitamente bem.

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei os exemplos que citou. Vai treinando que um dia você chega no seu estilo. Escrever é uma arte. Beijos :*

      Excluir
  5. Hida,
    Este livro parece ser muito bom!

    Também me sinto muito grata e feliz com o andamento do meu blog quando pessoas que não comentam nos posts, mas leem todos, vem falar comigo que gostaram dos posts e das minhas opiniões. É sempre bom receber esse feedback!

    Você escreve muito bem Hida!
    Por isso faço questão de voltar aqui no seu blog, pelos posts bem escritos e pela informação que eles trazem.
    Há tantos blogs mal escritos... Eu sou muito chata principalmente com ortografia, tem gente que não sabe escrever o básico, nem usar um corretor ortográfico.

    ;* Beijo!
    www.rabisqueimeuhorizonte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, obrigada pelo carinho. Fico feliz que você goste do blog porque eu adoro postar aqui e sempre procuro trazer algo de útil. Obrigada por tudo.

      Excluir

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.