Início Sobre contato anuncie recomendo

Curso para blogueiros (parte 2 de 4)


Um bom blogueiro é dedicado e produz conteúdo de qualidade. / Foto: Freepik

Nessa publicação AQUI eu divulguei o primeiro texto que fiz sobre o curso para blogueiros promovido pelo Centro Universitário Belas Artes em parceria com a F*Hits, plataforma de digital influencers que inclui 27 blogs com mais de 9 milhões de visitas e 30 milhões de visualizações de páginas. O primeiro texto abordou um pouco de conteúdo e design. Na postagem de hoje vou falar sobre como definir o foco do blog, importância das imagens e apoio do Instagram. Decidi colocar as dicas em tópicos para não fica cansativo. Espero que vocês gostem. Aguardo as opiniões nos comentários. Vamos lá:

- A linha editorial, que é o foco de atuação do blogueiro, reflete sua postura diante do universo sobre o qual deseja falar. Se você criar um blog sobre maquiagem, mas não apresentar domínio sobre o assunto, será visto como um péssimo blogueiro de maquiagem. Logo, fale sobre o que você gosta e conhece. 

- Ter um foco coerente com a sua imagem e realidade vai gerar afinidade com o seu leitor.

- A concorrência no ambiente digital é tão intensa quanto no mundo presencial. Portanto, a criatividade precisa entrar em ação para que você crie seu blog com diferencial competitivo.

- Todo conteúdo é produzido para ser consumido. Se as pessoas não consomem o seu conteúdo, existe algum problema. Avalie onde você está errando.

- O que você gosta de fazer e quais são as suas habilidades? É hora de criar a sua biografia no mundo dos blogs. Lance a sua imagem. É por meio do compartilhamento dessa imagem que seu leitor se transformará em propagador de suas ideias, das ideias do seu blog, garantindo assim a sobrevivência dos seus pensamentos através do tempo e do espaço. Esse movimento fortalece a sua imagem na sociedade digital. 

- Se "blogar" é uma atividade voltada à socialização, então crie sua imagem marcando presença em outros blogs, em grupos no WhatsApp, em comentários no Twitter, em fotos no Instagram e em vídeos no YouTube. Vá em frente, blogueiro!

- Uma boa forma de você ganhar território nos meios digitais e fortalecer sua autoimagem é comentar com propriedade as atividades dos outros.

- Evite o uso de frases de efeito e busque adicionar valor ao que está exibido nas páginas que você segue incluindo informações novas.

- Não peça para ser seguido! Isso acontecerá à medida que seus comentários despertarem interesse nos demais internautas.

- Acrescente um link do seu blog para todas as suas contas em mídias sociais. Todos os blogueiros famosos fazem isso.

- Se você tiver 500 amigos no Facebook, outros 500 seguidores no Instagram e mais 200 fãs no Pinterest, é exatamente nessas redes sociais que você pode começar a recrutar leitores.

- No momento que você estabelecer uma comunidade em torno do seu blog, você estará pronto para medir resultados e monetizar o conteúdo produzido por você.

- Capriche nas fotos das postagens. As imagens são importantes para cativar os leitores.

- Use o Instagram a ser favor. Essa rede social é muito dinâmica e capaz de conquistar pessoas de vários cantos do país. Poste fotos bonitas e sempre coloque o link do seu blog. 

- Não reproduza conteúdo preconceituoso e ofensivo nas suas redes sociais. Isso pode prejudicar a imagem do seu blog e a sua imagem como blogueiro. 

É isso! Espero que você aproveite as dicas para melhorar o seu blog. Nas próximas semanas eu farei outras 2 postagens com mais dicas do curso. Então fique de olho no Blog da Hida :)


38 comentários:

  1. O duro é descobrir onde a gente está errando que as pessoas não acessam. Criatividade também é muito difícil... Precisa de uns flashes! Mas o que seria essa comunidade em torno do blog?
    Obrigada pelas dicas! Assim que vi seu post na Liga Blogosfera eu corri aqui para ver. O post passado já me ajudou bastante, estou tentando seguir ao máximo. O bom dessas dicas de hoje é que são um pouco diferentes das que a gente encontra pelo Google. Gostei bastante!
    Beijos!!
    http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lívia! Fico contente que as dicas estejam te ajudando. Já conversamos sobre a criação da comunidade. Sim, adivinhar onde estamos errando é complicado se quisermos fazer isso sozinhas. Mas que tal pedir dicas para as pessoas? E não vale ser amigos e familiares porque alguns nos poupam da verdade. Procure blogueiros que você admira e mande o seu link. Pessoas do meio podem ajudar a gente. Eu, por exemplo, só soube que tinha um layout ruim depois que outras pessoas falaram porque até então eu achava o layout antigo lindo. Aí as pessoas me alertaram e mudei para esse atual, que me deixa muito feliz,. Sucesso com o blog.

      Excluir
  2. Eu invisto muito no Instagram, é minha rede social favorita. Acho muito importante também ter um feed harmonioso, organizado e com fotos bonitas. Chama muito mais atenção do leitor. Conquistei alguns leitores para o blog pelo Instagram, e isso é muito legal! =D
    Estou adorando esses posts, continue compartilhando conosco, por favor! Beijos <3

    www.blogeaigabi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi :) Ainda bem que os textos estão sendo úteis. Até meses atrás eu não sabia do "poder" do Instagram. Agora estou me dedicando e percebi que ele gera bons resultados. Obrigada pela visita. O seu blog é lindo. Te desejo muito sucesso :)

      Excluir
  3. Amo essa ajudinhas, bom pra perceber errinhos que as vezes nem notamos que estamos cometendo. Adorei e já quero o próximo.

    todatimida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danubia! Ainda bem que você está gostando :) Depois farei mais dois posts e daí acaba a série sobre o curso para blogueiros. Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Adorei o post com essas dicas, mto boas!!

    Bjss

    Linda Menina

    ResponderExcluir
  5. Achei o post super útil. São dicas fáceis de seguir e que fazem a diferença, né?

    www.pausaproretoque.com

    ResponderExcluir
  6. Hida,
    algumas dicas parecem simples, mas fazem total diferença, como as fotos serem bem trabalhadas...sabe? quero saber das outras partes logo! São super interessantes esses posts, já tinha lido o primeiro...

    Bjos
    JuJu
    www.asbesteirasquemecontam.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juju, foto é uma coisa que quero melhorar. Pretendo fazer curso em breve ;) Beijos :*

      Excluir
  7. Olá Hida,
    Amei as dicas, parabéns. Queria fazer este curso também rs
    Beijo

    www.maisfeminice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Djessica, o curso é muito bacana. A Belas Artes abrirá outras turmas. Fique de olho ;)

      Excluir
  8. Hida,
    Estes posts do curso para blogueiro estão ótimas!
    Gosto muito das dicas, são super úteis para quem está começando.

    Tenha uma ótima semana!

    Beijo,
    Rabisquei meu Horizonte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer, obrigada pela visita! Adoro o seu blog :)

      Excluir
  9. Ótimas dicas, preciso focar mais ainda em duas coisas: Fanpage e comunidade e estabelecer uma comunidade em torno do blog, é difícil, mas se tentar dá super certo.

    Definir a assuntos, ter um foco coerente com minha imagem e leitor é algo que ando fazendo sabe? E é muito bom porque você cria a sua identidade.
    Muito obrigada, você é linda e generosa <3

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid, o seu blog tem ganhado cada vez mais identidade. Você é muito talentosa. Sucesso!

      Excluir
  10. Ótimas dicas! Fiquei bem interessada em fazer esse curso rs Quero me organizar pra postar regularmente em 2016 \o/ Ansiosa pelas próximas postagens!
    Beijos
    www.enfim-resolvido.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laise, eu também quero começar 2016 com o pé direito em relação ao blog e postar todos os dias é uma das metas. Obrigada pela visita :)

      Excluir
  11. Esse curso é uma gracinha não?! adorei as dicas :D

    Um beijo sua linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sherry! O seu blog é demais!!!

      Excluir
  12. Lembro quando anunciaram esse curso, foi uma blá blá blá, danado, isso só pq leva o nome de blog, como teve preconceito. Só que já existe curso assim, que é um curso voltado para mídias sociais, que vc estudo tudo, Eu confesso que adoraria de participar de um curso dele, vi uma blogueira que faz o curso e adora.

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos Carol Peclat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, o curso é bem completinho e aborda todas as mídias sociais. Estou gostando :) Beijos :*

      Excluir
  13. To amando essa série de posts do curso, tudo muito coerente.
    Esse lance de falar sobre o que você gosta e conhece é muito válido. Não adianta a gente querer passar para outras pessoas uma linha de raciocínio que nem se encaixa ainda em nossa cabeça e nem criar uma imagem totalmente diferente da nossa. Acho que devemos ser autênticas.
    Amei e concordo com todas as outras dicas.

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fer! Eu curto muito o seu blog. Você é bem autêntica ;)

      Excluir
  14. Curti as dicas, e concordo com todas!
    www.bikoti.com

    ResponderExcluir
  15. Boas dicas.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas Hida! Muito bom saber que tenho feito o certo rs. Mais uma vez, obrigada por compartilhar conosco ❤
    Blog Menina, surtei!
    www.meninasurtei.com

    Ganhe dinheiro com o seu blog clicando aqui.

    Te espero no meu cantinho, beijão!

    ResponderExcluir
  17. Poxa, que legal, Hida <3. Estou amando essas dicas do curso!

    Olha, às vezes achamos que é bobeira, mas isso sobre as imagens é muuuuito verdadeiro, haha. Quando acesso um blog e vejo imagens feias ou de má qualidade, eu até desanimo. Em compensação, uma boa imagem me faz parar e ler o texto, mesmo se for um assunto no qual eu passaria batido.

    Espero que esteja curtindo o curso :]]]]

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty :) Concordo com tudo o que você disse! Realmente as imagens precisam ser pensadas e trabalhadas. Obrigada pela visita ;)

      Excluir
  18. To adorando as dicas que você nos dá! Tudo isso ajuda a fazer um post post e divulgar do jeito certo!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília, obrigada pelo carinho e pela visita. Fico feliz que os posts estejam te ajudando. Super beijo :*

      Excluir
  19. Oi Hida, adorei as dicas e fiquei contente em ver que já coloco em prática algumas delas. Muito bacana você compartilhar com seus leitores o que aprendeu no curso.
    Muito sucesso para você e seu blog.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  20. Nunca pedi para ser seguida, na verdade nem tinha essa opção no meu blog pois meu intuito nunca foi esse. Em relação aos meus escritos é raro ter aceitação nos grupos, e trocar seguidores não acho legal. Curtidas de fan page, é diferente mas seguidores nunca farei. Sigo quem me interessa e seguidores fantasmas não é bom.
    Só coloquei essa opção ontem pois uma pessoa que comentou no meu blog disse que queria me seguir e não encontrava a opção, e que eu depois dissesse onde estava.rsrs Obrigada! Seguindo não em retribuição e sim porque mais que o blog, gostei da pessoa, linda Rosa...
    Gostei da aula!
    bjs

    ResponderExcluir

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.