Início Sobre contato anuncie recomendo

Curso para blogueiros (parte 1 de 4)

Conteúdo e design de qualidade são duas características importantes para o usuário que deseja ter um blog profissional. Além disso, é necessário buscar atualização constante e ficar atento nas coisas que ocorrem no dia a dia. Para ajudar pessoas que querem ter um blog interessante, vou compartilhar dicas que estou aprendendo no curso de Fashion Blogging promovido pelo Centro Universitário Belas Artes em parceria com a F*Hits, plataforma de digital influencers que inclui 27 blogs com mais de 9 milhões de visitas e 30 milhões de visualizações de páginas.

O curso de Fashion Blogging começou na semana passada e está dividido em quatro módulos principais. A minha proposta é compartilhar as dicas de acordo com a realização das aulas, então hoje vou falar sobre o módulo 1. Chamada de Descobrindo a blogosfera, a primeira etapa apresentou informações sobre como surgiram os blogs, a moda na blogosfera, a necessidade de manter a página atualizada, como é o trabalho de um blogueiro profissional, importância de ter linguagem própria no momento de falar com o público, principais ferramentas usadas por blogueiros de sucesso e como elaborar um repertório de posts. Vale destacar que por mais que o curso seja centrado na produção de conteúdo para moda, as lições apresentadas durante as aulas podem ser adaptadas para qualquer tipo de post. E eu procurei deixar esse texto neutro para você usar as dicas de acordo com a realidade do seu blog.

Fonte: Pinterest


Para não deixar essa publicação muito longa e cansativa, filtrei os momentos mais importantes das aulas do primeiro módulo e coloquei abaixo em formato de tópicos. Vale destacar que selecionei as dicas conforme a minha percepção. O curso é muito mais do que vou resumir aqui, mas infelizmente não é possível abordar todas as informações das aulas. Espero que você goste e acompanhe os próximos três posts sobre esse assunto. Deixe a sua opinião nos comentários porque vou adorar saber se as informações serão úteis. Acompanhe as dicas:

- A palavra blog (blogue, em português) vem da junção de web (World Wide Web) com log (registro). No início esse site ficou conhecido como "weblog", graças a Jon Barner, que inventou a palavra para registrar a sua jornada on-line. Mas foi o diminutivo carinhoso "blog" que ganhou o mundo.

- O primeiro aspecto que nos chama a atenção em um blog é sua linguagem informal, pois é em primeira pessoa. Diferentemente da linguagem do jornalismo tradicional, cuja principal particularidade é a neutralidade na exposição dos fatos. 

- Com o tempo, os blogs se tornaram veículos segmentados de comunicação e passaram a ser criados já com perfil e público definidos: alguns com conteúdo centrados em gastronomia, moda, humor, música etc.

- O blogueiro precisa definir uma área de atuação de seu interesse, uma área sobre a qual tenha conhecimento prévio, além de vontade de seguir pesquisando e estudando sobre o segmento de mercado que escolheu.

- Quando você criar o seu blog, deve refletir também sobre a possibilidade de crescimento do nicho pelo qual você optou.

- Os posts devem ser curtos e rápidos de serem lidos (400 a 600 caracteres), como é a dinâmica da vida on-line. No entanto, não esqueça: começo, meio e fim. Esse é o mantra do seu post. Toda ideia deve ser apresentada, desenvolvida e concluída. 

- Há várias formas de escrever algo, e cada pessoa também tem formas preferidas de comunicação e de expressão. Você precisa descobrir qual é a sua.

- O desenvolvimento de seu estilo próprio vai se fortalecer no processo de interação com seus leitores e com outros blogueiros. Por isso recomendamos que você participe de comunidades on-line.

- Não se esqueça de criar uma conta para o seu blog em redes sociais como Twitter, Instagram, Facebook, Pinterest e Flickr.

- A prática fortalece a escrita, e só há uma forma de ampliar vocabulário e seu repertório: pesquisando, lendo, pesquisando mais, lendo mais, e assim por diante.

- Na sociedade digital, interação é a palavra-chave para existir, ser visto e, sobretudo, ser lembrado e visitado com frequência.

- O conteúdo pode ser publicado de muitas formas: em listas, fotos, podcasts, textos, vídeos. Encontre a melhor maneira para explorar cada post. 

- Escolhido o formato ideal para construir sua presença on-line, o próximo passo é criar um calendário de posts que você considere relevantes. Antes mesmo de o blog existir, você deve organizar sua sequência de trabalho e pensar que tempo que irá dispor para escrevê-lo. Essa etapa é fundamental para organizar o ritmo de postagens constante.

- Seja útil para as pessoas. Toda vez que for produzir conteúdo para o seu blog, responda as seguintes perguntas: "O que vou compartilhar vai fazer a diferença na vida de alguém?", "Como posso abordar o tema?", "Já tem gente falando sobre esse assunto?", "Como posso ser diferente?".

- Observe o mundo à sua volta. O que está acontecendo de interessante no seu bairro, na sua cidade ou mundo que lhe dá vontade comentar, algo que se conecte com seu jeito de ser? O que você adoraria traduzir em imagens, textos e vídeos para as suas redes sociais?

Bom, pessoal, essas foram as dicas de hoje. As informações apresentadas aqui não são nenhuma "descoberta da roda", mas dão um puxão de orelha para que possamos evitar erros e produzir conteúdo de qualidade. 

TEMAS DA PRÓXIMA SEMANA: definindo o foco do blog, como fazer a diferença, a revolução da fotografia digital, ética na internet, e o blogueiro e as tendências. Continuem acompanhando o Blog da Hida.

42 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I :D é uma pena eu não me inscrever para fazer o curso, mas graças a VOCÊ iremos acompanhar as dicas do curso. Muito OBRIGADA.
    Adorei as dicas e ainda estou pensando muito no nicho do meu blog para 2016.
    Obrigada por compartilhar essas dicas.
    Um beijo
    Sherry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sherry! Que bom que você gostou :) Pense com carinho e dedicação nos rumos do seu blog. Te desejo sorte. Acompanhe os próximos textos do blog :) Beijos :***

      Excluir
  2. Adorei essas dicas!! O curso deve ser ótimo, já curiosa para ver o outro post

    Bjss

    Linda Menina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriane! O próximo texto sairá segunda. Conto com a sua participação.

      Excluir
  3. Muito legal, não tinha conhecimento desse curso, pena que é longe pra mim! :(
    Conheço um pouco o F*Hits e admiro muito o trabalho deles. Bjssss

    www.blogdatatah.com
    www.facebook.com/blogdatatah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamires, o curso é virtual. Acesse o site da instituição Belas Artes para consultar valores e outros detalhes :)

      Excluir
    2. Adorei saber hida, não tinha visto! Vou correndo conferir... Oh, te indiquei pra uma tag lá no meu blog... Espero que curta e responda, vou adorar conhecer um pouco mais de você! Bjs

      www.blogdatatah.com
      www.facebook.com/blogdatatah

      Excluir
  4. Demais!!! Adorei as dicas e vou acompanhando as próximas matéria por aqui.
    Este curso que está fazendo é online ou presencial?!
    Beijos

    Lilly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lily! O curso é virtual e segue até dezembro :) Obrigada pela visita.

      Excluir
  5. Adorei as dicas, super essenciais para qualquer blog ficar bacana e com um tom mais profissional.
    Esse curso parece muito bom!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curso é ótimo! Estou aprendendo coisas interessantes. Beijos :*

      Excluir
  6. Amei sua intenção em ajudar quem não tem o privilegio de fazer este curso. Suas dicas foram ótimas, continuarei por aqui para aprender mais. Um beijo.
    http://coisasdemulhercris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdejane, o objetivo é ajudar e eu fico muito feliz em saber que você gostou. Volte sempre :)

      Excluir
  7. Postagem super válida para quem tá começando e para relembrar algumas itens básicos para quem já está aí nos blogs a algum tempo e que as vezes esquece de coisas básicas.
    Achei super legal a sua iniciativa de compartilhar o aprendizado.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heeey, obrigada pela participação. Adorei o seu comentário. Fico feliz que o texto tenha sido útil. Beijos :*

      Excluir
  8. Adoreeeei! Obrigada por compartilhar o conteúdo conosco.. Sempre importante ❤

    Blog Menina, surtei!
    www.meninasurtei.com
    Participe do sorteio clicando aqui.

    Ganhe dinheiro com o seu blog clicando aqui.

    Te espero no meu cantinho, beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Karla! Que bom que você adorou :) Beijos!

      Excluir
  9. Hidaaaa!!!
    Enlouqueci com esse curso, por favor poste mais sobre ele!!!
    Eu sou supera favor da intereção, acho que isso faz o blog crescer muito, não pq vc recebe comentários, mas pq você consegue melhorar o conteúdo do seu blog, criando parcerias, até respondendo tags, eu acredito que é uma forma de aumentar a rede, adorei!!! quero mais!! rsrsrs

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juju, ainda vou postar outros 3 textos :) Interação é A ALMA DO NEGÓCIO :) Adorooo!

      Excluir
  10. Hidaaa, sua linda, adorei o post e vai ser muito útil mesmo, vou acompanhar todos os posts que ainda vão vir, estava com uma vontade imensa de dar uma melhorada no conteúdo do blog, para que fique mais confortável a todos e suas dicas foram valiosas demais, nossa e esse curso parece ótimo mesmo, uma perguntinha ele é presencial ou online? Obrigada mesmo por compartilhar beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que essas dicas te ajudem com o blog. O curso é on-line. Aliás, estão com turmas para 2016 caso você tenha interesse. Ele custa R$ 580. Vou compartilhar mais dicas no decorrer das aulas. Beijos :*

      Excluir
  11. Adorei sua iniciativa de compartilhar seu curso com as colegas blogueiras! Muito generoso da sua parte. Sendo iniciante, suas dicas me ajudaram muito! Vou tentar responder a essas perguntas conforme for escrevendo, o calendário eu já tenho mais ou menos. PS: teu blog é lindo, um amor ❤️ Beijos!!
    http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio ao blog. Eu adorei receber a sua visita aqui. Espero que o post tenha sido útil. Abraços.

      Excluir
  12. Nossa, que utilidade pública cara! Interação é uma das coisas mais incríveis, vai ajudar quem é iniciante e quem tem mais tempo de blog.
    Parabéns pelo seu cantinho também, muito lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interação é realmente importante no ambiente virtual. Isso faz a gente aprender e crescer. Obrigada pela visita! Adorei o seu comentário. Beijos :**

      Excluir
  13. O curso é bem focado né? Já na primeira etapa apresentou essa contextualização super bacana, deu até vontade de fazer.
    Sobre a escrita para o blog, as vezes peco, fico formal demais, não sei, me acho meio seca, quero escrever mais leve, rsrs... Vou trabalhar com isso!

    Obrigada por compartilhar o seu conhecimento conosco, nos ajudará muito.
    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha dificuldade para ter um texto mais leve, porém a gente vai aprendendo com o tempo. Te desejo sucesso porque o seu blog é maravilhoso. Beijos :*

      Excluir
  14. Primeiro queria dizer que AMEI o layout do seu blog e depois que é muito bom saber que você está compartilhando tudo isso com a gente! Eu tive um blog durante dois anos e nesse período aprendi muito sobre tudo o que você falou, mas agora venho começando tudo do zero em um blog novo e só depois disso percebi que nada disso funciona se não houver bastante esforço.
    A parte que me chamou mais atenção talvez seja a que eu tenho aprendido mais recentemente: a interação.
    É só assim que nós podemos mostrar que existimos que estamos produzindo conteúdo com todo amor e carinho <3

    www.tofalandoisa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do meu blog. O seu comentário abriu um sorriso no meu rosto. Espero que o post te ajude. Beijos :*

      Excluir
  15. Ebaaaa, vou acompanhar tudinho com você, Hida <3 hahahahahah.

    As dicas são ótimas, mas acho que a melhor foi INTERAÇÃO. Não tem coisa melhor! É tão legal conversar com a galera que faz a mesma coisa que você, conhecer nichos diferentes, pensamentos/opiniões diferentes... É incrível e é o que mais gosto nessa blogosfera, com certeza <3

    Só fiquei meio fuen com a dica de que os posts devem ser curtos, com 400 a 600 caracteres. Falho totalmente nisso HAHAHAHAHAHAH :P... Mas acho que varia muito também né, se eu curtir a forma que a pessoa está escrevendo, leio um post-livro numa boa, mas se a pessoa não souber se comunicar, já me irrito no primeiro parágrafo hahahahaahahahha!

    Amei Hida <3, obrigada por compartilhar!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o tamanho do post depende de muitas coisas como, por exemplo, assunto abordado. Desde que seja bem escrito, também topo ler. Só não pode ficar cansativo. Beijos :*

      Excluir
  16. Jesus do céu, que post maravilhoso! Hida, eu amei todas as dicas e anotei boa parte delas. Já irei favoritar seu blog e voltar mais vezes. Estou contando os dias para o próximo post ♥
    www.blogdaisa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa! Obrigada pelo carinho. Fico feliz em ter te ajudado. Volte sempre :)

      Excluir
  17. Gente, que maravilha de post e que maravilha deve ser esse curso! Vou ficar aqui anotando todas as dicas pra colocar em prática. Essa parte da interação é realmente importante demais, faz tooooda a diferença pro blog, conversar com as leitoras e também ler outros posts e comentar devidamente, se interessar de fato. Acho que isso é o que eu mais gosto na blogosfera xD

    Vou ficar esperando a segunda parte, Hida! Adorei!

    Beijos!
    Heey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray, que bom que você gostou. Fiz o post com o objetivo de ajudar mesmo. Interação ensina muita coisa legal pra gente. Beijos!!! Volte sempre!!!

      Excluir
  18. Oi, Hida! Tô sumidinha, neh? Não pense você que se livrou de mim, apenas estava/estou na correria da facul, mas arrumei um tempinho pra vir aqui "bisbilhotar" cada cantinho do seu blog e acompanhar seus posts, que por falar nisso, adorei este último post, realmente é muito importante a interação e ter seu próprio jeitinho! Parabéns. Beijokas

    http://www.quasevaidosa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo a sua correria porque os meus últimos dias estão bem tumultuados. Fico feliz com a sua visita. Beijos :)

      Excluir
  19. Que legal a iniciativa deste curso, com certeza ajuda muita gente que está chegando nesse mundo, e até quem já tem um tempo mas ainda precisa de umas dicas legais. Adorei as dicas e já espero a outra parte <3

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, obrigada pela participação. Adoro a sua visita :)

      Excluir
  20. Eu estou achando esses cursos bem bacanas por um lado.. mas por outro, bem ruim! *-*
    Ótimo post...
    Aguardo mais dicas..

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, fale mais sobre o que você acha bom e ruim. Beijos!!!

      Excluir
  21. Muito bom saber que estão desenvolvendo cursos para blogueiros. Um dia pretendo fazer para profissionalizar o blog cada vez mais!
    Muitas das dicas eu já sabia e sigo, mas é sempre bom ter esse puxão de orelha como você mesma disse no post.
    Amei que você irá compartilhar o conhecimento ganho neste curso, vou acompanhar com certeza! Ah, e eu amei seu blog, sério! Já estou acompanhando! Beijos <3

    www.blogeaigabi.com.br

    ResponderExcluir

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.