Início Sobre contato anuncie recomendo

Tropa do batom

Campinas, quinta-feira, 27 de agosto de 2015. A data tinha tudo para ser comum, mas a maior cidade do interior paulista registrava um fato inédito no seu setor de Segurança Pública: ter o primeiro batalhão da PM (Polícia Militar) sob um comando feminino. Às 20h04, a tenente-coronel Carla Basson Niglia, 43 anos, participava da cerimônia que a oficializou na chefia do 35º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), divisão que conta com efetivo de 600 policiais e atende, além de bairros de Campinas, os municípios de Valinhos e Vinhedo.

Em entrevista, Carla disse que o caminho até a cadeira de comandante do 35º BPMI não foi missão simples. “Do mesmo jeito que um jovem precisa provar competência quando chega em uma empresa com pessoas mais velhas, por exemplo, eu precisei provar o meu desempenho por ser mulher. Sempre tem uma resistência, mas conquistei respeito”, afirma a tenente-coronel.
Cabo Elaine Rossi do Baep/ Foto: Denny Cesare/Código 19

E a força feminina na Segurança Pública de Campinas tem outros exemplos de destaque. A cabo Elaine Rossi, 31 anos, é a única mulher entre os 400 homens que atuam na área operacional (patrulhamento) do 1º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), a tropa de elite da PM. Após cinco anos servindo na Força Tática do 35º BMPI, a policial realizou testes e conseguiu ingressar no Baep em 2014. E se engana quem pensa que Elaine é poupada por ser mulher. “Atuo em ocorrências de explosivos, roubos à bancos, perseguições de suspeitos, patrulhamento de praças esportivas e tudo mais que os homens da tropa costumam fazer. Não tem essa de TPM (tensão pré-menstrual) ou ‘hoje não posso trabalhar’. Todo dia é dia e estou sempre à disposição do comandante para qualquer ocorrência que surgir”, afirma a policial, que nas horas vagas se dedica aos estudos do curso superior de Educação Física. “Para mim, estar no Baep é orgulho porque foi conquista minha. Precisei enfrentar machismo, dificuldades e superar os meus limites. Quero seguir o exemplo da coronel Carla e um dia assumir um batalhão”, confessa a cabo.

Parafraseando o filme “Tropa de Elite”, não é apenas na PM que “missão dada é missão cumprida”. Na GM (Guarda Municipal) a “mulherada” também não brinca em serviço. Integrante da corporação de Campinas há 17 anos, Ana Paula Menezes Rojo, 48, conta com orgulho o fato de coordenar os 400 guardas que trabalham no setor operacional. “Conquistei o respeito de todos. Sou feminina, mas sem perder a firmeza e a postura”, relata Ana Paula.

Ao lado dela trabalha a GM Ellen Barbosa, 39 anos, que também sabe da relevância do trabalho feminino na segurança. “É uma rotina árdua, mas é bacana ver que conquistamos a consideração das pessoas”, diz Ellen.

Ellen Baborsa, GM em Campinas / Foto: Denny Cesare/ Código 19

A “tropa do batom” de Campinas vai mais além e conta também com mulheres que não aparecem nas ruas, mas realizam atividades administrativas importantes para as corporações. Um exemplo desses casos é a cabo Veridiana Alberto, do Baep, que viabilizou as entrevistas desta reportagem.

A superintendente da GM, Ana Paula Rojo / Foto: Denny Cesare/ Código 19



18 comentários:

  1. Hida, mas que maravilhoso que ficou o seu cantinho, nem parece o mesmo blog!
    Está tudo tão lindo e sensacional, dá vontade de ficar aqui horas e horas. Achei lindo mesmo. ♥
    Você está de parabéns, amei! :3

    http://seismilmilhas.com/
    http://facebook.com/seismilmilhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sarah! A meta é melhorar sempre. Volte mais vezes. Beijo :*

      Excluir
  2. Nos mulheres vamos dominar o mundo ! hahahaha - e de salto alto kkk

    Seu blog é lindo; sucesso sempre :)
    Beijo

    www.maisfeminice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos dominar mesmo! Vai ser tudo nosso! Obrigada pelo voto de sucesso! :*

      Excluir
  3. Seu blog é um capricho só! amei o LAY, fofo demais!
    E esse post é muito digno nas nossas vidas né? conquistas.
    Ja sou fã!
    beijos
    Follow Cíntia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintia, obrigada pela visita e carinho :)

      Excluir
  4. As definições de girl power foram atualizadas com sucesso. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA Adorei o seu comentário, Isa! E coloca girl power nisso :)

      Excluir
  5. Oi Hida, amei seu cantinho, parabéns! Tudo muito lindo e perfeito seu lay! Beijokas

    www.quasevaidosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heeey, obrigada! O seu blog é lindo também ;) Passei e comentei por lá. Beijos!

      Excluir
  6. É tão ver as mulheres conquistando lugares que antigamente havia aquele preconceito com o sexo frágil, dá uma certa alegria, não é mesmo?
    Beijos

    http://luadefevereiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giulia! Sim, é muito bom e inspirador! Dá orgulho :)

      Excluir
  7. Sempre vejo você no grupo e agora visito o seu blog, demorei, mas tomei vergonha na cara,rsrs.

    Menina você escrever super bem, adorei como desenvolveu seu conteúdo e gostei ainda mais do tema tratado... É muito bom ver as mulheres alcançando o seu espaço, mas é melhor ainda, ver que não perderam feminilidade.

    Obs: os cachorros são fofíssimos <3

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Ingrid, moça do blog bonito! Obrigada pela visita :) Os cachorrinhos são puro amor e a mulherada arrasa!! Beijos :*

      Excluir
  8. Poxa, adorei a iniciativa! Esta foi a primeira vez que vejo um blog falando sobre o trabalho incrível dessas mulheres, parabéns <3

    Conheço algumas mulheres que fazem parte da PM aqui na minha cidade e sempre ouço isso, que não é fácil, tem que merecer! Mas, o bacana é que a galera tem respeitado muito, né!

    E esses cães <3 hahahahahahaha, eu amo cão policial, é a coisa mais fofa do mundo, ahahahahahahahaha (tá, eu amo qualquer cachorrinho, hahahaha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Obrigada pela visita. Adorei o seu comentário. Viu que fiz um especial com os cães? Tem um post sobre isso aqui no blog. Beijos :*

      Excluir
  9. Que lindas! Amo ver mulheres participando de espaços que a maioria considera "só de homem". Infelizmente elas tem que ralar MUITO pra conseguir isso, e não deve ser fácil ser respeitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lais! Obrigada pelo comentário! Adorei a sua visita :)

      Excluir

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.