Início Sobre contato anuncie recomendo

Terminei a faculdade. E agora?

Fazer cursos extras é um diferencial no momento de buscar emprego./ Foto: Pinterest

Nesta semana fui cobrir coletiva de imprensa de uma entidade que mensalmente convida jornalistas para apresentar dados sobre o setor industrial. Uma constatação do estudo me chamou a atenção: 93% das indústrias da RMC (Região Metropolitana de Campinas) não pretendem fazer investimentos financeiros em 2016. Além disso, o mês passado foi o pior setembro dos últimos 12 anos em termos de vagas de trabalho e as empresas do setor industrial demitiram 650 pessoas. 

Muito mais que uma crise econômica, o Brasil enfrenta forte crise política e isso mexe com a credibilidade de todos os cidadãos. Com inúmeras notícias de demissões e cortes de despesas, quem está no último ano da faculdade e ainda não tem emprego garantido, pergunta "E agora?".

Segundo a consultora em carreira Fabiana Antunes Amaral, a insegurança do estudante durante o fim da universidade é compreensível. "O jovem sabe que as coisas estão difíceis para aquelas pessoas que já estão no mercado e ele ainda nem entrou. então é natural sentir medo, mas ele não pode deixar esse medo travar a vontade que ele tem de vencer na vida", aconselha Fabiana.

Ainda de acordo com ela, é necessário que o aluno saiba sondar oportunidades e não espere a vaga de emprego "cair no colo". "Nenhum empregador vai bater na porta e oferecer o trabalho dos sonhos. Agora é a hora de vasculhar a agenda e correr atrás de pessoas que já estão no mercado e podem indicar o estudante para uma vaga. Quem fez estágio pode aproveitar e entrar em contato com os antigos chefes. É importante ficar atento também em anúncios e saber o que as empresas estão buscando", recomenda a consultora em carreira.

Durante a conversa com a consultora, o Blog da Hida separou outras dicas para quem está concluindo a faculdade e em busca de emprego. Confira abaixo e depois deixe um comentário com a sua opinião sobre esse assunto. 
- Aproveite a faculdade para fazer estágios
- Assista palestras e faça cursos extras
- Mantenha contato com pessoas que estão no mercado
- Seja o profissional que a empresa procura
- Mantenha o currículo atualizado
- Esteja atento nas coisas que ocorrem ao seu redor
- Converse com os professores e solicite dicas
- Saiba escrever corretamente
- Estude outro idioma
- Faça cadastro em sites que divulgam vagas
- Avalie a possibilidade de empreender
- Não desista dos seus sonhos

5 comentários:

  1. Adorei as dicas Hida. Esse post foi feito especialmente para mim... hauehuae adorei, estou bem ansiosa com o meu futuro.

    Um beijooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique ansiosa porque vai dar tudo certo. É só ficar atenta e "meter a cara" nas chances. abraços :)

      Excluir
  2. Quando terminei a faculdade fiquei super confusa. Mudei de cidade e acabei trabalhando em coisas que não tinham nada a ver com a minha formação. Mas acho que isso não deve ser motivo de desanimo. O segredo é não parar de estudar e de se aprimorar. Estar sempre atento as novidades a respeito do que vc fez pra não ficar defasado. Estudar um idioma é MUITO bom e me ajudou muito. Agente tem que lembrar que nessa vida existem vários horizontes. tenho amigos que se formaram em direito e estão trabalhando em coisas totalmente diferentes e estão super felizes. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Jaqueline! Não podemos perder o foco. Obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Concordo, Jaqueline! Não podemos perder o foco. Obrigada pela visita!

      Excluir

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.