Início Sobre contato anuncie recomendo

Como escolher a academia ideal?

Antes de "suar a camisa" é importante pesquisar bastante e buscar orientação médica / Foto: Pinterest

Com a chegada do verão e proximidade do fim de ano, fazer academia é uma meta que ocupa o ranking na lista de desejos de muitas pessoas. Segundo os empresários do setor, entre os meses de outubro e janeiro, o número de matrículas tem aumento de 30%. Mas é preciso ter cuidados antes de calçar o tênis, vestir a roupa de ginástica e sair malhando por aí.

De acordo com Kleber Malfatti, gerente de Musculação da Cia Athletica Campinas, no momento de escolher a academia é necessário que o futuro aluno verifique a qualificação técnica dos professores e se os profissionais são registrados no CREF (Conselho Regional de Educação Física). Além disso, conta Malfatti, é importante checar o número de aulas que a unidade oferece e a quantidade de equipamentos disponíveis para os alunos. "Outro item a ser considerado hoje em dia é a localização. A pessoa deve escolher uma academia que seja de fácil acesso e de preferência que tenha estacionamento", conta o gerente de Musculação.

Também é requisitado que o aluno passe por exame médico (cardiológico) e uma avaliação física. O exame cardiológico vai dar a liberação para a prática de uma atividade e em que nível de intensidade é possível trabalhar com cada aluno. Já a avaliação física é composta por um questionário onde são levantados o histórico esportivo, rotina e hábitos de vida.

Opinião: mais saúde no dia a dia
Que a atividade física é importante para a saúde, todos sabem. Então por que é tão difícil colocar a teoria em prática? Boa parte da explicação passa pelo desenvolvimento tecnológico, que trouxe muitas coisas boas, dentre elas o conforto e a abundância de alimentos, mas que também são um forte estímulo para a inatividade física.
As pessoas que adotam um estilo de vida ativo - como caminhar até o restaurante na hora do almoço e substituir a escada rolante ou elevador pelas escadas convencionais - têm menor risco de desenvolvimento de diversas doenças crônicas e da mortalidade.
O importante é que as pessoas se conscientizem de que ser fisicamente ativo aumenta a longevidade com melhor qualidade de vida. Para isso, não precisa ser um atleta de alto desempenho, basta apenas algumas mudanças simples: caminhe mais, evite sempre que possível as facilidades tecnológicas e utilize mais as suas próprias energias. Se preferir um programa mais estruturado, busque orientação ou supervisão de um profissional de Educação Física, médico e respeite os limites do seu corpo.
***Especialista consultado: Silvio Gioppato, médico cardiologista, coordenador médico-científico nos serviços de Cardiologia Invasiva do Hospital Vera Cruz, em Campinas, e no Instituto Doutor Jayme Rodrigues do Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí. 

12 comentários:

  1. Oi Hida!

    Não sei se fiz lá muito certo, mas comprei meus próprios pesinhos e faço exercícios em casa. Como já havia feito aulas antes, sei quais movimentos fazer, apesar de ter um profissional "fiscalizando" é outra coisa. De qualquer forma achei que me empenho mais em casa do que se tiver que sair e ir para academia (tenho uma preguiça de pessoas marombadas). Eu tb tenho subido as escadas fixas do metrô... todos os dias! Senti que minhas pernas doem menos, e chego na rua não tão cansada como quando eu comecei!
    Adorei o Post Hida!!

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juju! Bom, se você já fez academia antes e conhece os movimentos, acho isso importante para não prejudicar o corpo. Mas o bacana é ter o apoio de algum profissional. e bom saber que você tenta aliar uma rotina saudável. Escada ajuda muito. Beijos!

      Excluir
  2. Primeiramente queria dizer que seu blog esta lindo de mais! Bom eu já fiz academia e lendo tudo isso percebi o quanto coloquei minha saúde em risco, mas agora eu estou fazendo caminhadas e me exercitando por conta própria mas mesmo assim tomando todos os cuidados. Muito bom esse post e contém informações que muitos ainda não sabem. Beijos lindona. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Que bom saber que você está tornando o seu dia a dia mais saudável. Esse é o caminho! Obrigada pelos elogios :)

      Excluir
  3. Como é importante o exercício físico, toda vez que vou no médico é primeira coisa que me perguntam, mais não faço, mais vou tomar vergonha e fazr, adorei o post.Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roselane! Que bom que o post te deixou inspirada. Sucesso com os exercícios :)

      Excluir
  4. Eu sou muito sedentária, e quando tenho que correr para pegar o ônibus que percebo isso! ahahah
    Mas não gosto de academia, acho que prefiro fazer caminhada e ver a vista. Me sinto presa em academia, acredita? :/

    http://seismilmilhas.com/
    http://facebook.com/seismilmilhas
    https://www.youtube.com/channel/UCLKtA9LH9M_QUnnt70AOfvg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA Te desejo uma vida mais saudável, Sarah! Tenta caminhada. Beijos :*

      Excluir
  5. Adoreeeeeei o post, pena que eu sou mega sedentária hahahaha
    Beijos, Um Mundo Em Duas 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Obrigada pela visita! "Bora" animar e começar a agitar a rotina! rsrsrs

      Excluir
  6. Adorei as dicas, realmente chega o verão e o pessoal começa a correr atrás do prejuízo, né? HAHAHA Sou eu na vida! Estou tentando seguir isso de inserir mais exercícios físicos no meu dia-a-dia mesmo, estou precisando bastante.

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Fernanda, chega uma hora que bate o desespero. Fico feliz que você tenha gostado das dicas :)

      Excluir

Hey! Obrigada pela visita :) O seu comentário é muito importante para mim!

© Blog da Hida | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.